Acordo histórico durará 8 anos e quer revolucionar a indústria dos cruzeiros.
Repsol abastece a Norwegian Cruise Line com combustíveis renováveis. Serão oito anos de acordo entre as empresas. A Repsol assinou este contrato com a companhia norueguesa com objetivo à transição energética para os setores marítimo e de cruzeiros.
No “menu” estarão disponíveis biocombustíveis e metanol renovável, a partir do Porto de Barcelona. Esta parceria é um marco histórico, colocando os CBC num lugar de importância para a redução da pegada carbónica no setor do mar.
Harry Sommer, presidente e Conselheiro-Delegado da Norwegian Cruise Line Holdings Ltd explica, “Assegurar o acesso a longo prazo de combustíveis renováveis marítimos (…) demonstra o nosso compromisso em avançar para um futuro mais sustentável.”
Repsol abastece a Norwegian Cruise Line
O acordo assinado propõe-se a atuar em compromisso com metas específicas para 2050. E os combustíveis disponibilizados cumprem os requisitos necessários ambientais. Estão assim na rota da descarbonização.
Em relação ao metanol será produzido nas instalações da Repsol em Tarragona. Esta fábrica é pioneira na transformação de resíduos urbanos em combustíveis renováveis. E irá auxiliar no crescimento de uma economia circular e energética. As produções previstas a partir de 2029 apontam para 240 mil toneladas de combustível.
Atualmente, a Norwegian Cruise Line é a primeira empresa a ser abastecida pela Repsol. Já este documento apoia o programa global Sail & Sustain, desenvolvido pela companhia. Uma iniciativa que procura reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE), criar soluções inovadoras de combustível e fomentar a colaboração em toda a cadeia de valor.
Ainda para os objetivos de 2026, denominados “Charting the Course”, a empresa de cruzeiros procura uma redução de 10% nas emissões de GEE, chegando aos 25% em 2030.
LEIA A NOTÍCIA AQUI