www.renovaveismagazine.pt

 

Relembrar a importância da biomassa junto ao CBE

Centro da Biomassa para a Energia relembra que este recurso é energia renovável.

No momento em que o Fundo Ambiental revela o apoio a projetos nacionais a partir deste recurso, a PCBC quer relembrar a importância da biomassa enquanto energia renovável.

“A biomassa proveniente da madeira continuará a ser classificada como energia renovável, mas serão estabelecidos critérios mais rigorosos para garantir que a recolha é feita de forma a evitar impactos negativos na qualidade dos solos e na biodiversidade.”, pode ler-se no artigo elaborado pelo CBE – Centro da Biomassa para a Energia.

Foi em 2022, com o documento RePowerEU, que a Comissão Europeia estabeleceu um plano ambiental mais robusto. Neste apresentam-se as principais linhas de ação para a transição energética. Uma transição mais “limpa e verde”, afastando os combustíveis fósseis. Em alternativa caberia aos países europeus elaborarem documentos autónomos, com adaptação das reformas solicitadas pela União Europeia.

Relembrar a importância da biomassa junto ao CBE, enquanto fonte de energia renovável

Relembrar a importância da biomassa e saber que há mais a fazer.

Contudo a biomassa continua a receber várias vozes contra. Assim, o CBE, enquanto instituição que analisa, estuda, apoia e valoriza o seu desenvolvimento enquanto fonte de energia, clarifica que deve ser feita, sim, uma melhor gestão do recurso. Nomeadamente no que toca à utilização e manutenção das florestas – algo que continua a não acontecer de forma eficiente e digna, culminando nos grandes incêndios que têm assolado o país.

Por outro lado, através de dados da Direção Geral da Energia e Geologia (DGEG) observa-se que apenas 16% da biomassa é usada em consumo de energia primário, sendo que entre 2022 e 2023, a região centro foi responsável por 69% da produção de energia elétrica a partir dos resíduos florestais, vegetais e licores sulfitivos.

A utilização da biomassa, sendo bem aproveitada, pode e deve colmatar as produções energéticas nacionais, contribuindo também para a transição e descarbonização, junto às outras alternativas com baixo carbono.

 

 

LEIA A NOTÍCIA AQUI

⛽️ Fica a par de todas as notícias da indústria

Nunca lhe enviaremos spam ou partilharemos o seu endereço de email.
Saiba mais na nossa política de privacidade.