www.jn.pt
Coimbra elétrica na Formula Student, através da engenharia universitária
Estudantes do IPC apresentam veículo 100% elétrico para competição.
Equipa de 46 estudantes irão apresentar uma Coimbra elétrica na Formula Student.
Em causa, a criação, via Instituto Politécnico de Coimbra, de um veículo 100% elétrico, que irá competir em provas de engenharia automóvel universitária. Com uma abordagem cautelosa, professores e alunos querem um protótipo fiável, que possa passar pela análise e avaliação em inspeções e provas técnicas antes do evento final. Nunca esquecendo que o objetivo deste projeto é a formação em “contexto real”.
“Os estudantes estão em laboratório a aprender como é que se faz um carro elétrico e a perceberem todas as nuances desse saber.”, explica Jorge Conde, presidente do Instituto Politécnico de Coimbra.
O projeto, que demorou 3 anos a concretizar, envolveu várias áreas de estudo do IPC. Engenharia mecânica, eletrotécnica, informática, bem como componente de economia, gestão e marketing.

Coimbra elétrica no Formula Student a nível nacional e internacional.
As provas realizam-se entre 27 de julho e 1 de agosto, em Portugal, e entre 4 a 10 de agosto, em Barcelona. Apenas entram na competição veículos conduzidos por alunos, e não haverá mais do que um carro, de cada vez, em pista. Reduzindo assim qualquer perigo no evento.
O protótipo atual apresenta células de lítio, com elevada densidade energética, e um motor de fluxo axial, que irá permitir uma maior eficiência e pouco peso. E foi apadrinhado por Filipe Albuquerque, piloto de Coimbra que afirma a importância de “se ter um bom conhecimento a nível de engenharia para dar feedback ao seu engenheiro e é um pouco disso que ele nos deu ao sentar-se no carro pela primeira vez e analisar uma ou duas coisas que para nós eram completamente novas.”
Um projeto de elevada importância ao IPC, principalmente para os estudos de mobilidade elétrica e desenvolvimento de novas competências e ensino.
LEIA A NOTÍCIA AQUI