Objetivo do protótipo é criar solução neutra de emissões para o transporte marítimo.
A Rolls-Royce apresenta motor a metanol. Este novo sistema neutro de emissões de CO2 será usado exclusivamente para o transporte marítimo. Irá resultar da parceria com a Woodward L’Orange e o centro de tecnologia e investigação WTZ Roßlau.
Embora ainda numa fase experimental, este novo motor tende a alinhar-se com o plano da empresa de introduzir um motor de duplo combustível para facilitar a transição para uma infraestrutura em metanol.
“Até à data, não existe outro motor de alta velocidade, nesta classe de desempenho, que funcione exclusivamente com metanol.”, informa Jörg Stratmann, CEO da Rolls-Royce Power Systems AG.
Rolls-Royce apresenta motor a metanol apesar das reticências do mercado.
Se é verdade que as alternativas mais amigas do ambiente são necessárias, existem constrangimentos. O gasóleo tradicional é bastante mais barato do que os alternativos, mais potente, fiável e apresenta custos de manutenção reduzidos.
Contudo, é objetivo das empresas, além de trabalhar para a neutralidade carbónica, reduzir os valores de enxofre, azoto e outras partículas. É igualmente um combustível de fácil armazenamento.
Já a Rolls-Royce pretende com este motor, “facilitar a transição para uma infraestrutura de metanol”. Coincidindo assim com a evolução deste tipo de motores desenvolvido “em casa”.
LEIA A NOTÍCIA AQUI