www.sapo.pt

 

Biocombustível criado via ETAR

Linha V3 de Barcelona usa gás natural gerado em ETAR.

Biocombustível criado via ETAR resulta de um projeto conjunto entre a empresa Veolia, a TMB (transportes públicos) e a Universidade Autónoma de Barcelona.

O objetivo passa por encontrar alternativas mais viáveis e verdes em resposta às políticas de descarbonização. Como tal, usaram a linha de autocarro V3 para testar um novo veículo. Movido a gás natural renovável e usando resíduos, durante 5 anos percorreu a cidade espanhola, sem qualquer problema ambiental.

“Os investigadores utilizaram a estação de tratamento de Baix Llobregat, uma das maiores estações industriais de purificação de água da Europa, para desenvolver um combustível renovável que emite 80% menos dióxido de carbono do que o gás natural.”

O projeto, designado por Nimbus, apresentou-se como alternativa aos autocarros elétricos que não conseguem ser tão eficientes – devido à capacidade de transporte de passageiros e distância abrangida.

Biocombustível criado via ETAR.

Biocombustível criado via ETAR usa lamas, transformando-as em biometano.

Transformando as lamas de ETAR em gases renováveis, os investigadores construíram um exemplo que permite percorrer 100 quilómetros diários na cidade de Barcelona. Agora o SEMPRE-BIO, pretende alimentar uma linha extra de mobilidade.

O objetivo principal é levar os projetos-piloto ainda mais longe, aproveitando os resíduos que de outra forma acabariam em aterro ou em estações de tratamento, podendo, além disso, ser transformados em biofertilizantes. Uma aposta também na economia circular.

 

 

LEIA A NOTÍCIA AQUI

⛽️ Fica a par de todas as notícias da indústria

Nunca lhe enviaremos spam ou partilharemos o seu endereço de email.
Saiba mais na nossa política de privacidade.