www.epcol.pt

 

Combustíveis renováveis essenciais à descarbonização. Uma opinião.

No rescaldo do Tour d’Europe, um artigo de opinião da EPCOL.

Na EPCOL, os combustíveis renováveis essenciais à descarbonização devem fazer parte da solução energética. Quem o afirma, neste artigo de opinião, é João Reis, assessor de comunicação da associação.

À medida em que a sociedade evolui, e que a população humana continua a aumentar, a sustentabilidade passa pelos CBC (combustíveis de baixo carbono). E isso viu-se com os resultados do Tour d’Europe.

Lançando a questão “Que mais será preciso para considerar os Combustíveis Renováveis imprescindíveis (…)”, João Reis relembra que em cada revolução industrial ou energética, não houve um corte radical com o que antes era usado. Basta ver que aos dias de hoje, tanto carvão como petróleo fazem parte dos nossos consumos diários. Mesmo que alguns o pretendam negar.

“No fundo, o que está em causa é a sustentabilidade do planeta, e com ele a sustentabilidade da espécie humana.”, afirma João Reis.

Combustíveis renováveis essenciais à descarbonização - um artigo de opinião por João Reis, da EPCOL (na imagem, durante a apresentação da Tour d'Europe em Lisboa)

Combustíveis renováveis essenciais à descarbonização.

É, contudo, neste contexto de mudança que os CBC se têm afirmado. Verificando-se, de forma clara, a sua importância para a neutralidade carbónica, não se pode negar que são precisos. Os problemas que se colocam, a nível legislativo, são infelizmente os seus maiores entraves. Isso e uma política que olha apenas para a eletrificação como única via de salvação.

Contudo, numa Europa responsável por 7% das emissões e GEE, e com metas ambientais ambiciosas, só com este apoio será possível fazer a diferença. E entre outros exemplos há muito falados e certificados, o Tour d’Europe foi mais uma peça chave.

“Ficou demonstrado que os combustíveis renováveis são uma solução amplamente disponível atualmente, fácil de usar e sem necessidade de adaptação das infraestruturas de distribuição e dos veículos existentes, permitindo que todos os europeus, mesmo aqueles que não adquiriram veículos elétricos, participem na transição energética”.

Na salvaguarda de justiça climática, em que ninguém fica para trás, com uma frota automóvel que ultrapassa já os 15 anos de média de idade, os CBC ou renováveis são realmente essenciais. No entanto, a pergunta mantém-se: que mais é preciso fazer para serem amplamente utilizados para todos e por todos?

 

LEIA A NOTÍCIA AQUI

⛽️ Fica a par de todas as notícias da indústria

Nunca lhe enviaremos spam ou partilharemos o seu endereço de email.
Saiba mais na nossa política de privacidade.