Não sendo novidade a nível Europeu, é a primeira vez que um modelo a hidrogénio cruza a via ferroviária na Península Ibérica.
Passando despercebido a muitos portugueses, o primeiro comboio a hidrogénio cruza Portugal e Espanha. O modelo, designado por FCH2Rail, fez mais de 10 mil quilómetros, apenas movido com o combustível gasoso.
O comboio, resultante da parceria entre a fabricante CAF e entidades como a DLR, Toyota, Renfe, Adif, CNH2, IP e StemmannTechnik, testou condições de ferrovia severas, como o percurso que atravessa os Pirenéus. Como curiosidade, este FCH2Rail é uma conversão de um comboio pendular, da espanhola Renfe, para um híbrido Fuel Cell Hybrid PowerPack.
Após cruzar Portugal e Espanha, o FCH2Rail passou com distinção a fase de testagem, sendo também o primeiro comboio a hidrogénio com autorização da Adif, administrador das infraestruturas ferroviárias de Espanha, a circular no país vizinho.
Primeiro comboio a hidrogénio cruza Portugal, avaliando o desenvolvimento tecnológico da ferrovia
O projeto, que serve para determinar a tecnologia de mobilidade mais adequada à linha ferroviária, teve um custo total de 14 milhões de euros, sendo 70% do valor comparticipado por fundos europeus.
Contudo, na Alemanha, a adoção de comboios híbridos não foi em frente. Atualmente enfrentado desafios económicos, o país germânico aponta uma melhor economia de serviços, ao eletrificar-se a atual estrutura. Desta forma, a aposta será em comboios elétricos a bateria.
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