wrc.com

WRC* Innovation Fórum: Múltiplas soluções essenciais para o Futuro da Mobilidade

 

Políticos, jornalistas, inovadores da indústria de tecnologia e especialistas em automobilismo reuniram-se no Mónaco por ocasião da 91ª edição do Rallye Monte-Carlo para o Fórum de Inovação inaugural do WRC, apoiado pela Pirelli, OCI e #CleanFuelsforAll da Fuels Europe.

Ao longo dos painéis de sexta-feira, dia 20 de janeiro, havia um tema claro e sobreposto: melhorar a mobilidade sustentável exigirá uma abordagem multifacetada, e uma transferência da tecnologia do setor do automobilismo, será essencial, para esta melhoria alcançar.

Ababu Namwamba – Secretário do Gabinete para os Assuntos da Juventude, Desporto e Artes, da República do Quénia – falou sobre a necessidade de um conjunto de soluções, não apenas no setor automobilístico, mas também de aspeto mais amplo. Voltou a fazer referência ao extenso projeto de plantação de árvores do Quénia, que foi apresentado no Safari Rally Kenya em 2022, acrescentando que a produção de energia do país é mais de 80% renovável.

 

Falando como parte do primeiro painel, Patrice Ratti – ex-presidente da Renault Sports Cars e membro do Conselho de Administração do “Automobile Club Monaco” – não poupou elogios ao fórum:

“É uma ótima ideia ter este tipo de evento onde as pessoas da indústria do automobilismo e os jornalistas podem falar sobre os grandes problemas do amanhã e falar sobre como pode, o automobilismo, ser usado para desenvolver os carros do futuro”.

Patrice Ratti também enfatizou a importância de proteger o desenvolvimento futuro em várias tecnologias, fazendo referência a combustíveis renováveis, como os usados atualmente no WRC, bem como o hidrogênio e a eletricidade, e ainda acrescentou:

“O automobilismo sempre desempenhou um grande papel no desenvolvimento de tecnologias futuras, hoje ainda, mais do que antes. É muito importante – assim como, creio eu, que a estratégia da FIA tenha diferentes tecnologias em diferentes campeonatos. No WRC há combustíveis híbridos e renováveis e eu acho que isso é muito bom porque vamos puder ver, em condições reais, como é que estes combustíveis e tecnologias se vão comportar. Acho que, no geral, é uma ótima estratégia. Ninguém pode dizer qual será a tecnologia do futuro e aposto que precisaremos de várias tecnologias.”

Ecoando as palavras de Ratti estava o chefe da equipa “Toyota Gazoo Racing”, Jari-Matti Latvala, que disse:

“A filosofia da Toyota é transferir o que aprendemos no automobilismo. Aqui [nos ralis] levamos os carros ao extremo. Se sobreviverem aqui, devem sobreviver no uso diário.”

Desde o início de 2022, todos os carros do Campeonato Mundial de Rally da FIA funcionam exclusivamente com combustível renovável fornecido pela P1 Racing Fuels.

(…)

Por fim, ao resumir os próximos passos do automobilismo para compartilhar o futuro da mobilidade, o Diretor Geral da Fuels Europe, John Cooper, expressou a importância de chamar a atenção dos formuladores de políticas para o trabalho que está a ser feito na indústria, para impactar positivamente o futuro, e disse:

“Os políticos querem ver o que é possível. O automobilismo dá-nos a capacidade de realmente vermos isso na vida real. Neste caso, estamos a falar de novas tecnologias como combustíveis renováveis ​​em veículos híbridos – veículos muito eficientes, mas ainda com motor a combustível e neutros para o clima. O automobilismo está a demonstrar isso e a partilhar com o mundo. É exatamente isto que precisamos.”

*(WRC- World Rally Championship)

Para ler a notícia original AQUI