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Webinar FuelsEurope: A realidade das emissões de CO2 nos automóveis

 

Sendo o setor dos transportes responsável por mais de um quarto das emissões de gases com efeito de estufa da Europa, tornar a nossa mobilidade futura sustentável e acessível é um dos principais desafios para a UE.

 
A principal solução atualmente apresentada pelos decisores políticos para abordar a descarbonização dos transportes, é a eletrificação e, em menor número, o hidrogénio, ambos apresentados como tecnologias de emissão zero. Para entender a definição de um veículo com emissão zero, é, no entanto, importante entender como são medidas as emissões dos veículos  na UE.

Na verdade, as emissões são medidas apenas no tubo de escape. Isto significa que as únicas emissões que são contabilizadas são aquelas geradas durante o uso do veículo. Como resultado, para os carros elétricos ou a hidrogênio, como não há “escape”, nenhuma emissão é efetivamente medida e esses veículos são rotulados como veículos de emissão zero e parecem ser a escolha óbvia.

Mas é este realmente o caso? E as emissões durante a produção e reciclagem do carro, a produção da bateria ou das células de combustível, as emissões libertadas durante a produção da energia? Essas emissões não são medidas e contabilizadas, tornando-se invisíveis.

Do ponto de vista climático, não importa se os gases de efeito estufa são emitidos durante a produção do carro ou do transportador de energia, ou no tubo de escape. Nessa perspetiva, apenas as emissões do ciclo de vida importam, considerando o alcance geral das emissões que ocorrem durante a produção do veículo, a produção da sua energia e do seu uso.

Se considerarmos que esses elementos importantes são deixados de lado, parece que a definição de um veículo com emissão zero nos regulamentos existentes é muito diferente do que deveria significar na realidade.

Os regulamentos atuais parecem apontar para um futuro totalmente elétrico, mas qual é a realidade do CO2 nos carros? Existe uma tecnologia de emissão zero? A eletrificação é a única opção para tornar a mobilidade climaticamente neutra? E os combustíveis renováveis ​​e o seu CO2 circular? Embora seja claro que a eletrificação é um elemento chave para a descarbonização do nosso setor de transportes, existem outras soluções capazes de reduzir as emissões imediatamente?

Para obter respostas a essas perguntas, junte-se a nós para um webinar que será transmitido ao vivo AQUI na terça-feira, 8 de novembro, das 10h30 às 11h45. Este evento online incluirá uma demonstração de uma ferramenta que mostra as emissões de GEE do ciclo de vida do trem de força, dos diferentes carros de passageiros, na vida real.

Para ler o convite original AQUI