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Veículos elétricos na transição, não devem ser a única aposta na estratégia Europeia, de acordo com o CEO da BMW
Para Oliver Zipse, CEO da BMW, a transição não pode ser feita apenas com a mobilidade elétrica, com risco de pormos a classe média em cheque, além da óbvia dependência de materiais críticos que têm de ser melhor utilizados.
Preocupado com o futuro da transição energética na Europa, Oliver Zipse, CEO da BMW, diz não entender as futuras novas regras impostas pela Comissão.
O CEO afirma que as decisões políticas estão a ser feitas com demasiada rapidez. Também declara que a atitude definida, perante os motores a combustão lhe parece irresponsável. Numa opinião que muitos dirão polémica, considera igualmente que a produção de veículos elétricos na transição, não pode ser a única resposta.
Considerando que as infraestruturas europeias não permitem uma eletrificação imediata, Oliver Zipse menciona que o continente europeu falha no suporte de materiais.
Numa declaração no passado mês de setembro, o CEO da BMW afirmou: “Externamente, a Europa tem-se tornado muito vulnerável politicamente, uma vez que dependemos do fornecimento destas matérias primas. (…) Além disso, a Europa tem um problema estrutural, uma vez que aceita mal novos projetos mineiros internos.”
Para além disto, reflete também que a segurança energética poderá estar em causa, deixando a Europa na mira de negócios mais caros.
O futuro da produção de veículos elétricos e alternativas viáveis
Uma vez que a produção de novos veículos depende de novos materiais, é necessário compreender o contexto geral.
Por outro lado, é importante referir que além da independência de matérias primas, precisamos de nos libertar da dependência dos combustíveis fósseis. Se alguns materiais para os motores a combustão podem estar já disponíveis, a energia em si, tem sempre de ser importada – o que que tem levado a um conjunto de novos negócios. Para garantir uma maior transparência, a maioria dos governos quer optar por opções de baixo carbono. Com isso, o potencial de mercado e novos negócios aumenta sim, mas também se vai modificando. Uma alternativa que deve ser justa e estar garantida com acesso para todos.
Em todo o caso, a BMW continua a apostar no fabrico de veículos elétricos. Contudo, com uma consciência de maior cuidado, essencialmente, social, pensando num futuro que seja coerente.
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