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Toyota produz pilhas de combustível, enquanto cria “Fábrica de Hidrogénio” na Europa

Empenhada em atingir a neutralidade carbónica na Europa em 2040, a nipónica Toyota, quer desenvolver um novo projeto. “The Hydrogen Factory Europe” quer garantir os objetivos ambientais.

Comercializando não apenas tecnologias de hidrogénio, mas também novas alternativas, como pilhas de combustível, a Toyota pretende apoiar um vasto grupo de parcerias comerciais. Ao mesmo tempo, a fabricante automóvel prevê um novo conjunto de pilhas, já para 2026, que esperam aumentar em 20% o alcance de condução.

Ao mesmo tempo, a empresa pretende desenvolver uma operação local, a “Fábrica de Hidrogénio”, para desenvolvimento e produção das novas formas de energia. Esta infraestrutura será responsável pelo aumento do número de sistemas de células disponíveis. Além disso, poderá assim estar em linha com a estratégia de neutralidade carbónica, na Europa, prevista para 2040.

A Toyota, com a produção de pilhas de combustível, acredita seriamente que o mercado europeu seja, em 2030, um dos maiores consumidores desta fonte energética. Assumindo o impacto do apoio da Comissão Europeia para 2027, num total de 45 mil milhões de euros, espera-se também uma aposta de atualização às infraestruturas para transporte.

Imagem ilustrativa de uma instalação de energia à base de hidrogénio, fabricada pela Toyota. A Toyota produz pilhas de combustível, e hidrogénio, querendo atingir a neutralidade carbónica, na Europa, em 2040.

Tecnologia e protótipos

Com a criação da “Fábrica de Hidrogénio”, este novo modelo de energia, terá as suas consequências. Para já a Toyota desenvolveu a Hilux FCEV Prototype – a primeira pick-up elétrica de zero emissões movida a hidrogénio.

Mas o objetivo da empresa é ainda mais concreto. A redução de emissões no transporte de mercadorias e pesados, conta também com novas aplicações de pilhas de combustível ou, como exemplo, com camiões movidos a hidrogénio do fabricante francês Hyliko e da VDL Groep, sediada nos Países Baixos. A Toyota pretende usar estes VDL movidos a hidrogénio para descarbonizar as suas próprias operações logísticas.

Já a empresa francesa de mobilidade limpa GCK utilizará os módulos de pilha de combustível da Toyota para converter autocarros diesel em veículos a hidrogénio com emissões zero.

Para Thiebault Paquet, Vice Presidente e Diretor da Fuel Cell Business na Toyota Motor Europe, o futuro é simples: “Iremos continuar a desenvolver carros de passageiros a células de combustão, e outros veículos mais leves, ao mesmo tempo que aumentamos o nosso foco para o transporte pesado, apoiando a expansão de infraestruturas viáveis para hidrogénio.”

 

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