greensavers.sapo.pt

Tecnologia do futuro:  ideias prestes a mudar o nosso mundo

O futuro está a chegar, e mais cedo do que se pensa. Estas tecnologias emergentes “irão mudar a forma como vivemos, como cuidamos dos nossos corpos e ajudar-nos-ão a evitar uma catástrofe climática”, sublinha a “Science Focus”.

Atualmente, a tecnologia move-se a um ritmo acelerado. Por vezes pode parecer que todos os dias há uma nova tecnologia que vai revolucionar o futuro. Mas com tantas atualizações tecnológicas maciças a acontecerem a toda a hora, é fácil perder de vista as incríveis formas como o mundo está a progredir.

Aviões a hidrogénio

As emissões de carbono são uma enorme preocupação quando se trata de voos comerciais, mas existe uma solução potencial e esta tem recebido muito financiamento.

Um projeto britânico de 15 milhões de libras esterlinas revelou planos para um avião movido a hidrogénio. Este projeto é conhecido como Fly Zero e está a ser conduzido pelo Instituto de Tecnologia Aeroespacial em conjunto com o governo do Reino Unido.

O projeto apresentou um conceito para um avião de tamanho médio totalmente alimentado por hidrogénio líquido. Teria a capacidade de voar cerca de 279 passageiros em metade do mundo sem parar.

Se esta tecnologia pudesse ser concretizada, poderia significar um voo sem emissões de carbono zero, sem paragens entre Londres e a América Ocidental ou Londres para a Nova Zelândia com uma única paragem.

Captura direta de ar

Através do processo de fotossíntese, as árvores têm permanecido como uma das melhores formas de reduzir os níveis de CO2 na atmosfera. No entanto, as novas tecnologias poderiam desempenhar o mesmo papel que as árvores, absorvendo dióxido de carbono a níveis mais elevados e ocupando ao mesmo tempo menos terra.

Esta tecnologia é conhecida como Direct Air Capture (DAC). Implica retirar dióxido de carbono do ar e armazenar o CO2 em cavernas geológicas profundas debaixo do solo, ou utilizá-lo em combinação com hidrogénio para produzir combustíveis sintéticos.

Embora esta tecnologia tenha um grande potencial, tem muitas complicações neste momento. Existem agora instalações de captação direta de ar em funcionamento, mas os modelos atuais requerem uma enorme quantidade de energia para funcionar. Se os níveis de energia puderem ser reduzidos no futuro, o DAC poderia revelar-se um dos melhores avanços tecnológicos para o futuro do ambiente.

Para continuar a ler o artigo original, AQUI