www.revistasustentavel.pt

STCP reforça frota de elétricos, a par dos projetos de hidrogénio para o ano de 2024

A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, STCP, reforça a frota de elétricos, adquirindo 48 novas viaturas, descarbonizando a operação e reduzindo a pegada ambiental da empresa.

Os novos autocarros já se encontram em circulação e serão alimentados através da instalação de carregamento na Estação de Recolha da Via Norte, via 24 carregadores duplos.

Num total de 68 veículos elétricos, a STCP menciona a redução até 4 mil toneladas por ano de emissões de CO2, num objetivo claro de descarbonizar a atividade. “O ano de 2024 arranca com o reforço do objetivo da STCP de descarbonizar a operação.”, afirma Cristina Pimentel, presidente do Conselho de Administração da STCP.

Com esta mudança, aumentando a frota com 20 veículos 100% elétricos, permite-se substituir 24 viaturas atualmente em fim de vida.

Fotografia colorida do Metro de superfície atravessando a ponte D. Luís, no Porto. A STCP reforça frota de elétricos, acelerando os esforços de descarbonização.

STCP reforça frota de elétricos, aumentando alternativas energéticas

O novo investimento, num total de 19.3 milhões de euros, teve o apoio financeiro de 8.4 milhões pelo Plano de Recuperação e Resiliência, PRR. As viaturas, fornecidas pela empresa portuguesa EF – Mobilidade Elétrica, permite uma maior alternativa energética de baixo carbono aos 468 autocarros da STCP. Atualmente 14.5% viaturas são elétricas, contra ainda uma maioria de 71.2% a gás natural, e 14.3 a gasóleo tradicional.

Contudo, e como já mencionado em notícia anterior, os transportes coletivos do Porto, irão contar até ao final do ano, com 12 novas viaturas BRT (bus rapid transport) movidas a hidrogénio. Um compromisso com os objetivos ambientais, tanto das empresas, como da autarquia.

 

LEIA A NOTÍCIA ORIGINAL AQUI