biofuels-news.com

Sevilha torna-se a capital da descarbonização do transporte aéreo no sul da Europa

 

Mais de 220 voos partiram do Aeroporto de Sevilha utilizando combustível de aviação sustentável (SAF) da Cepsa.

A Cepsa está a realizar uma profunda transformação da sua atividade empresarial para liderar a produção de biocombustíveis avançados nesta década.

No âmbito da sua estratégia 2030, Positive Motion, a empresa pretende tornar-se uma referência na transição energética e liderar a energia sustentável e a mobilidade em Espanha e Portugal nesta década.

O SAF, produzido pela Cepsa no seu La Rábida Energy Park, Huelva, a partir de caroços de azeitona e outros resíduos vegetais da indústria olivícola espanhola, será fornecido pela Exolum a todos os voos de partida operados pela Air Europa, Air Nostrum, Iberia Express, Ryanair , Vueling e Wizz Air do terminal de Sevilha.

Este avançado biocombustível cobrirá 400.000 quilômetros de voo médio de uma aeronave, o equivalente a dar 10 voltas ao mundo, ou o fornecer de 400 a 500 horas de voo.

É a primeira vez que um aeroporto do sul da Europa abastece a SAF desta forma, e é também a primeira vez, em Espanha, que toda a cadeia de valor é certificada rastreável pelo sistema ISCC (International Sustainability Carbon Certification) desde a produção de o combustível de aviação sustentável para fornecê-lo fisicamente.

No âmbito do seu compromisso de promover e acelerar a descarbonização do transporte aéreo, a Cepsa assumirá o custo adicional de todo o combustível de aviação sustentável fornecido. Com este fornecimento, a empresa reforça a sua posição de líder na comercialização de querosene de aviação na Andaluzia, onde no ano passado abasteceu mais de 40.000 aviões.

Carlos Barrasa, diretor de energias comerciais e limpas da Cepsa, disse:

“Como líderes no fornecimento de combustível para aviação, na Cepsa queremos ser o melhor aliado dos nossos clientes para avançarmos juntos na transição energética e ajudá-los a alcançar os seus objetivos de sustentabilidade”.

Sergio Millanes, diretor do Aeroporto de Sevilha, acrescentou:

“Hoje, juntamente com a Cepsa, celebramos o compromisso do Aeroporto de Sevilha com o meio ambiente e o compromisso da Aena com a aviação sustentável”.

Andrés Suárez, líder global de estratégia e inovação da Exolum, disse:

“Na Exolum, temos infraestruturas totalmente adaptadas ao armazenamento e distribuição de combustíveis sustentáveis. Além disso, colaboramos com produtores no desenvolvimento e promoção de biocombustíveis avançados de segunda geração, e com diferentes alianças europeias, para contribuir para a eliminação de barreiras à promoção deste tipo de combustíveis sustentáveis, ​​que têm a grande vantagem de permitir o uso, tanto das existentes infraestruturas como das frotas de aeronaves e viaturas dos utilizadores finais, sem necessidade de investimentos adicionais.”

Para  ler a notícia original AQUI