biofuels-news.com

Royal Air Force conclui voo de transporte militar com combustíveis SAF

 

Royal Air Force conclui voo de transporte militar com combustíveis SAF.

Um RAF Voyager – a variante militar de um Airbus A330 – subiu recentemente aos céus alimentado inteiramente por combustível de aviação 100% sustentável (SAF).

O voo sobre Oxfordshire, no Reino Unido, ajudará a abrir caminho para uma série de possibilidades para o futuro do voo de aeronaves militares e civis.

Este voo foi um esforço conjunto entre a RAF, DE&S e os parceiros da indústria Airbus, AirTanker e Rolls-Royce, com combustível fornecido pela Air bp.

“Combustível de aviação sustentável – que é feito de matérias-primas sustentáveis ​​à base de resíduos, como óleo de cozinha usado – que reduz as emissões de carbono do ciclo de vida em média até 80%, em comparação com o combustível de aviação convencional que substitui, diminuindo a dependência da RAF nas cadeias de fornecimentos globais e melhora a resiliência operacional.

A ministra da Defesa, Baronesa Goldie, disse:

“A Força Aérea Real realizou o primeiro voo de transporte aéreo militar do Reino Unido usando combustível de aviação 100% sustentável numa de suas aeronaves Voyager operacionais. O Ministério da Defesa deve estar orgulhoso disso. Através do espírito pioneiro, experiência e parceria da RAF com a indústria do Reino Unido, a ciência e a engenharia britânica estão a liderar o caminho para melhorar a resiliência operacional e desenvolver a capacidade operacional futura num mundo com mudanças climáticas.”

O voo de 90 minutos da RAF Brize Norton replicou um reabastecimento “ar-ar” que foi testemunhado por altos representantes da RAF e da indústria. Demonstrou o potencial da RAF para sua futura capacidade operacional, garantindo a capacidade de contribuir para a defesa do Reino Unido onde e quando necessário.

O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, Marechal do Ar, Sir Mike Wigston, acrescentou:

“A mudança climática é um desafio transnacional que ameaça nossa resiliência, a nossa segurança e a nossa prosperidade coletiva. É por isso que estabeleci à RAF o ambicioso desafio de se tornar a primeira Força Aérea net-zero do mundo até 2040. A maneira como impulsionamos as nossas aeronaves será a chave para enfrentar esse desafio e a RAF já está a pensar em como operaremos além dos combustíveis fósseis. Este emocionante voo de teste de um Voyager da RAF Brize Norton, alimentado inteiramente pela SAF, é um marco importante nesta jornada e marca outra inovação tecnológica para a RAF, ao lado de nossos parceiros da indústria.”

Engenheiros das divisões de Aviação Comercial e Defesa e Espaço da Airbus têm trabalhado com a RAF, Rolls-Royce e Airtanker testando o desempenho e manuseio da aeronave no solo e no ar, na preparação para o voo final, com ambos os motores alimentados por 100% SAF .

Para  continuat a ler a notícia original AQUI