Palavras do Presidente da FIA deixam fãs na dúvida do revivalismo
Estará o ronronar de motores V10 de regresso à Fórmula 1? Poderão os fãs, que desde 2005, não avistam um destes modelos, ter essa ilusão?
Em comentário partilhado por Mohammed Ben Sulayem, Presidente da FIA, seria possível um regresso ao passado. Contudo, com uma contrapartida. Os motores V10 teriam de trabalhar com combustíveis sustentáveis. Em simultâneo, podem-se ajustar soluções para o impressionante efeito sonoro que faz parte deste desporto automóvel.
“Devemos considerar uma série de direções, incluindo o som estrondoso do V10 a funcionar com combustível sustentável.”

Ronronar de motores V10 pode estar de volta após insatisfação dos mais aficionados
Embora não seja uma ideia certa, a verdade é que a sua publicação numa rede social levantou suspeitas. Mais ainda quando indica a necessidade de trabalho entre fabricantes e equipas.
Ao longo dos últimos anos, os modelos V8 e V6, pautaram pelo desenvolvimento de motores híbridos. Resultando em veículos com maior durabilidade de combustível, e funcionando como projetos piloto para grandes fabricantes. O problema colocou-se quando o “som” foi amplamente diminuído. Os fãs não gostaram – embora mantendo a potência das máquinas, a falta do “ronronar e som estrondoso” têm dividido os mais fiéis.
A ser verdade, são muitos os que esperam aliar a sustentabilidade, a descarbonização e as competições “à antiga”.
LEIA A NOTÍCIA AQUI