www.eco.sapo.pt

 

Repsol reforça investimento nos Combustíveis de Baixo Carbono – CBC

Num grande artigo feito pela ECO/Capital Verde, a Repsol esclarece quais os objetivos que declara “ambiciosos” para a descarbonização.

Transporte terrestre e marítimo são os setores visados, e a Repsol reforça o investimento nos combustíveis de baixo carbono ou CBC, para a transição energética.

Procurando entrar mais nos vários setores de transporte, a Repsol já tem mais duas fábricas de combustíveis renováveis previstas para construir até 2030, em Espanha. Uma para HVO, e outra, para sintéticos, em parceria com a Saudi Aramco.

Não esquecendo as várias parcerias e acordos com várias outras empresas, a energética espanhola apresenta um portfólio único. Com a inauguração da primeira fábrica de combustíveis 100% renováveis em Cartagena o volume de produção é de 250 mil toneladas. Simultaneamente o combustível 100% renovável já se encontra disponível em cerca de 50 estações de serviços em Portugal (num total de 500 na Península Ibérica).

Ainda que no mercado luso este consumo seja direcionado a frotas empresariais, espera-se a sua comercialização, em breve, para o cliente particular.

Armando Oliveira, Administrador-delegado da Repsol Portugal. A Repsol reforça investimentos em combustíveis com menor teor em carbono, apostando na descarbonização da indústria e do seu próprio portfólio.

Repsol reforça investimento nos Combustíveis de Baixo Carbono, mediante os diplomas europeus

Expectante quanto aos diplomas REDIII e FuelEU Maritime, o objetivo da energética espanhola é crescer no mercado e liderar a oferta de combustíveis 100% renováveis, tanto em Espanha, como em Portugal.

Nomeadamente, a Repsol acredita que haja um crescimento de procura por SAF (usado exclusivamente na aviação). Pelo que se percebe também no documento RefuelEU Aviation, prevê-se a incorporação de 2% do bicombustível já para 2025.

Em Portugal, a empresa, como mencionado, abastece clientes comerciais, nos quais se podem encontrar no transporte rodoviário pesado, a Delta, Grupo Barraqueiro, Grupo Bel Portugal e os Transportes Luís Simões. Já para o transporte de passageiros, fornece combustível 100% renovável para os autocarros das equipas do Sport Lisboa e Benfica, Futebol Clube do Porto e Sporting Clube de Portugal, por exemplo.

Para Armando Oliveira, Administrador-delegado da Repsol Portugal, não há dúvidas quando afirma: “Os combustíveis renováveis são uma solução para todos os setores do transporte e prevemos um crescimento em todos os segmentos.”

LEIA A NOTÍCIA AQUI