www.noticiasaominuto.com

 

Repsol produz hidrogénio em Espanha, num investimento de 11 milhões de euros

Repsol e Petronor iniciam a produção de hidrogénio sustentável em Espanha. O objetivo será gerar cerca de 350 toneladas de hidrogénio renovável por ano para uso industrial.

Neste projeto, no qual a Repsol produz hidrogénio, a geração de energia faz-se por um eletrolisador de 2,5 MW, com uma capacidade produtiva de 350 toneladas. Mas a principal produtora espanhola, não pretende ficar só por aqui que toca às emissões líquidas zero.

O hidrogénio produzido na unidade de Bilbau, pela Petronor, terá como fim o uso industrial. Será usado não apenas para produções que consumam menor carbono, mas também, futuramente, no transporte publico e pesado.

Imagem colorida de posto de abastecimento da Repsol. A Repsol produz hidrogénio em Espanha, com o apoio da Petronor, com fins industriais.

Produção de hidrogénio alargada a zonas de Espanha

Ainda assim, a Repsol espera transformar os seus centros industriais visando a redução de emissões. A Petronor terá assim outros dois eletrolisadores, de 10 e 100 MW de capacidade, respetivamente.

Já em Cartagena, a Repsol espera a construção de um outro, com capacidade de 100 MW, enquanto que o eletrolisador de Tarragona, será o maior de Espanha, com 150 MW.

Podendo ler-se na notícia original, “A Repsol é o primeiro produtor e consumidor de hidrogénio em Espanha. Atualmente produz nos seus complexos industriais cerca de 360.000 toneladas de hidrogénio por ano.”

 

LEIA A NOTÍCIA ORIGINAL AQUI