www.greensavers.sapo.pt

 

Repsol já tem segunda estação de combustível sustentável em Portugal

 

Dentro do plano de fornecer combustível sustentável ao nosso país, a Repsol inaugura o segundo posto na Azambuja. A empresa espanhola tinha previsto o estabelecimento de 10 estações, até ao final de 2023.

Aos poucos a Repsol cumpre o seu objetivo anual de abrir 10 postos de combustível sustentável em Portugal.

Foi apresentada ao público, no passado dia 21 junho, a segunda estação de combustível sustentável, na Azambuja. Este ponto, com fonte de energia 100% renovável, localiza-se na área empresarial Vila Nova da Rainha/Azambuja, e abastecerá primeiramente a HAVI. A HAVI é uma empresa de gestão de abastecimento, operadora na Azambuja, cuja frota de camiões será inteiramente alimentada pelo novo combustível.

Como já mencionado anteriormente, a Repsol tem em curso, desde abril, um teste piloto a partir da estação de serviço de Alcochete. Neste teste pretende verificar a eficácia e eficiência dos veículos pesados abastecidos com HVO (óleo vegetal hidrogenado), bem como medir as emissões produzidas. Serão utilizados mais de 400 mil litros de HVO, o que poderá resultar numa redução de 1100 toneladas de CO2 emitido para a atmosfera.

Foto colorida da inauguração da segunda estação de combustível sustentável da Repsol na Azambuja.

Iniciativas ambientais e cumprimento de objetivos

O município da Azambuja, é um dos principais pontos estratégicos de distribuição de mercadorias no território continental. Com a nova estação de combustível sustentável, e tendo a empresa HAVI como principal cliente, esperam-se excelentes resultados. Além da HVO, a HAVI também já permite a incorporação de biometano nos seus motores.

Contudo, o objetivo principal continua a ser a transição energética no setor dos transportes, nomeadamente no rodoviário pesado. Numa altura em que a eletrificação ainda tem um longo percurso a fazer, a aposta em combustíveis de baixo carbono parece ser a solução ainda mais vantajosa. Permitindo a descarbonização, sem incompatibilidade nos motores atuais, apresentam-se como uma alternativa que não pode, nem deve ser desvalorizada.

A inauguração da segunda estação de serviço com combustíveis 100% renováveis em Vila Nova da Rainha, no âmbito do nosso teste piloto, é mais um marco importante nesta nossa jornada rumo a um futuro sustentável “, menciona Armando Oliveira, Administrador-delegado da Repsol em Portugal.

Ao mesmo tempo, a Azambuja pretende contribuir com a redução de emissões, estando para isso o município alinhada com o Roteiro Municipal para a Neutralidade Carbónica 2050. A nova estação de combustível sustentável poderá abrir, assim, novas portas e nova aposta a uma nova forma de pensar industrial.

Leia a notícia original AQUI.