www.repsol.com

 

Repsol investe nos resíduos em Terragona, na que será a maior fábrica de metanol sustentável na Europa

O investimento ascende a mais de 800 milhões de euros


Repsol investe nos resíduos em Terragona, Catalunha, num negócio histórico para a companhia espanhola. O objetivo é produzir metanol circular a partir de resíduos urbanos ou “lixo”. O processo será através de gaseificação, uma das formas mais avançadas para a valorização destes produtos. E a parceria tecnológica está estabelecida com a empresa Enerkem.

A nova unidade de produção terá a capacidade de processar 400 mil toneladas de resíduos sólidos municipais, e dessas, transformar 240 mil em combustíveis renováveis e outros subprodutos.

A solução passará por limitar as emissões de CO2 no setor dos transportes, auxiliando à descarbonização.

Repsol investe nos resíduos em Terragona, na que será a maior fábrica de metanol sustentável na Europa

Repsol investe nos resíduos criando novos postos de trabalho e auxiliando o mercado marítimo e da aviação

De acordo com a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), é previsto que a procura de metanol a nível mundial aumente até 5 vezes em 2050.

Observando o potencial, a Repsol procura satisfazer não apenas o setor do transporte terrestre. O produto final será, primeiramente, dedicado ao setor marítimo, cujas metas de redução de carbono querem-se nos 40% até 2030.

A nova estrutura, designada Ecoplanta, está planeada para 2029. Irá possibilitar a criação de 340 postos de trabalho diretos e indiretos, além dos quase 3 mil, esperados para a fase de construção. Selecionada pela União Europeia (UE), entre outros 300 projetos, recebeu fundos do Programa de Inovação. De acordo com a UE, a Ecoplanta poderá reduzir o equivalente a 3.4 milhões de toneladas de gases com efeito de estufa, durante os primeiros 10 anos de operação.

Apostando na versatilidade dos novos combustíveis de baixo carbono, e nas diferentes aplicações, a Repsol pretende liderar o mercado na Península Ibérica.

 

 

LEIA A NOTÍCIA AQUI