repsol.pt

Repsol impulsiona a sua transformação em empresa multienergética, com a EIG

 

A Repsol promove a sua transformação numa empresa multienergética, reforça a sua liderança na transição energética e avança no cumprimento dos objetivos chave do Plano Estratégico 2021–2025 ao incorporar no seu negócio de Exploração e Produção (Upstream) a EIG, investidor institucional americano especializado nos setores de energia e infraestruturas.

A EIG irá adquirir 25% do negócio de Upstream da Repsol por um valor de 4.800 milhões de euros. Esta transação, aprovada pelo Conselho de Administração da Repsol, avalia o negócio de Exploração e Produção da empresa em 19.000 milhões de euros, acima do consenso dos analistas. A EIG e a Repsol contemplam a possibilidade de uma saída em bolsa de uma participação minoritária deste negócio nos Estados Unidos, a partir de 2026, desde que existam condições de mercado favoráveis.

Com este acordo, a Repsol avança no cumprimento dos objetivos chave da sua estratégia até 2025, assente na aceleração da transição energética, com flexibilidade e crescimento empresarial ambicioso e rentável, solidez financeira e remuneração acionista entre as melhores do setor e do Ibex-35. O Plano Estratégico da Repsol contempla a entrada de sócios ou investidores em alguns negócios para acelerar o cumprimento dos objetivos e maximizar o retorno das operações da companhia.

O Plano implantou um modelo operativo de quatro áreas de negócio, Upstream, Industrial, Clientes e geração de baixas emissões, num quadro de remuneração crescente para os acionistas e com um volume de investimentos orientado principalmente para a meta de zero emissões líquidas em 2050.

A Repsol, como acionista maioritário, manterá o controlo do negócio Upstream, que continuará a ser consolidado nas contas do Grupo. A Repsol nomeará quatro dos oito membros do Conselho de Administração, incluindo o Presidente da nova sociedade, que terá voto de qualidade. A EIG nomeará dois e os outros dois serão independentes. 

A empresa criada manterá os atuais quadros e equipa de gestão, bem como o atual plano de negócios, focado no reforço, direcionamento e descarbonização do seu portefólio de ativos. A EIG contribuirá com a sua experiência em investimentos anteriores no setor global de energia para maximizar a criação de valor e aprimorar os pontos fortes da unidade de Upstream da Repsol. A nova entidade adotará os objetivos e políticas ESG que Repsol tem para sua área de Exploração e Produção, reforçando-os com os padrões EIG.

A EIG é uma investidora de capital institucional especializada em energia e infraestruturas e comprometida em aplicar as melhores práticas ESG no seu portfólio. Com quatro décadas de experiência e um histórico de longo prazo em investimentos em energia, incluindo upstream e infraestruturas de energia, a EIG investiu mais de US$ 41,5 mil milhões no setor de energia em 38 países.
 
Josu Jon Imaz, CEO da Repsol, disse:
“A nossa ambição é liderar a transição energética. Este acordo pioneiro reforça o sentido estratégico da unidade de Upstream no Grupo e, simultaneamente, impulsiona a transformação da empresa e o seu perfil multienergético para atingir zero emissões líquidas até 2050”

Para continuar a ler a notícia AQUI