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Repsol fornece combustível verde à Ryanair

Até 2030 serão fornecidas cerca de 155 mil toneladas de SAF a Espanha e Portugal. O resultado permite uma redução de 490 mil toneladas de emissões de CO2 à companhia aérea, uma vez que a Repsol fornece combustível verde.

Objetivo da companhia aérea irlandesa, a redução das emissões associadas aos seus voos está perto de acontecer. A espanhola Repsol fornece combustível verde, após assinatura de um memorando de entendimento dia 4 de maio, para esse propósito. Em resultado, serão abrangidos os aeroportos de Portugal e Espanha, onde a Ryanair faz escalas.

Conscientes que este é apenas um pequeno contributo à descarbonização do setor, as empresas entendem a sua importância. Assim sendo, o ideal é procurar novas formas de produção (e novas soluções). Por consequência os objetivos para uma aviação mais sustentável são concretizáveis.

 Em virtude desta solução, para a Ryanair, esta será mais uma etapa para levar o uso de SAF a 12.5% até 2030. Dentro da sua estratégia “Pathway to Net Zero”, a Ryanair conta agora com o apoio da Repsol. Analogamente, a empresa petrolífera, pretende igualmente marcar posição. Ao tornar-se uma empresa multienergética, a Repsol quer atingir os objetivos de zero emissões líquidas, até 2050.

“Este acordo de colaboração com a Ryanair reforça a nossa aposta no setor da aviação e é mais um passo na aposta da Repsol em relação aos combustíveis renováveis. E também consolida a nossa ambição como empresa multienergética de alcançar zero emissões líquidas até 2050.” Refere Valero Marin, diretor executivo de Clientes da Repsol.

Imagem colorida de aviões da companhia irlandesa Ryanair, que será abastecida com SAF produzido pela Repsol em Portugal e Espanha

Repsol fornece combustível verde também a outros setores

Contudo, a Ryanair não é a única e feliz contemplada. Afinal, a Repsol fornece combustível verde também a outros setores e empresas. Iberia, Vueling e Air Europa, todas empresas de aviação, já recebem SAF. Por outro lado, a empresa Navantia, transportadora marítima, é igualmente abastecida com biocombustível. Mas a Repsol apresenta um leque ainda maior no setor de transporte de mercadorias.

Para tal, a empresa espanhola conta ter uma capacidade de produção de 1.3 milhões de toneladas combustíveis renováveis em 2025. A origem do produto será feita a partir de resíduos orgânicos, provenientes da agropecuária e óleos alimentares usados. Já os e-fuels que espera gerar simultaneamente, serão feitos a partir de CO2 capturado e de hidrogénio de fonte renovável.  

Numa época de transição e elevada disrupção no setor da energia, as mudanças que se sentem são fundamentais. Principalmente para se compreender a necessidade em haver uma simbiose entre todos os setores.

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