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Repsol fornece combustível verde à Ryanair
Até 2030 serão fornecidas cerca de 155 mil toneladas de SAF a Espanha e Portugal. O resultado permite uma redução de 490 mil toneladas de emissões de CO2 à companhia aérea, uma vez que a Repsol fornece combustível verde.
Objetivo da companhia aérea irlandesa, a redução das emissões associadas aos seus voos está perto de acontecer. A espanhola Repsol fornece combustível verde, após assinatura de um memorando de entendimento dia 4 de maio, para esse propósito. Em resultado, serão abrangidos os aeroportos de Portugal e Espanha, onde a Ryanair faz escalas.
Conscientes que este é apenas um pequeno contributo à descarbonização do setor, as empresas entendem a sua importância. Assim sendo, o ideal é procurar novas formas de produção (e novas soluções). Por consequência os objetivos para uma aviação mais sustentável são concretizáveis.
Em virtude desta solução, para a Ryanair, esta será mais uma etapa para levar o uso de SAF a 12.5% até 2030. Dentro da sua estratégia “Pathway to Net Zero”, a Ryanair conta agora com o apoio da Repsol. Analogamente, a empresa petrolífera, pretende igualmente marcar posição. Ao tornar-se uma empresa multienergética, a Repsol quer atingir os objetivos de zero emissões líquidas, até 2050.
“Este acordo de colaboração com a Ryanair reforça a nossa aposta no setor da aviação e é mais um passo na aposta da Repsol em relação aos combustíveis renováveis. E também consolida a nossa ambição como empresa multienergética de alcançar zero emissões líquidas até 2050.” Refere Valero Marin, diretor executivo de Clientes da Repsol.
Repsol fornece combustível verde também a outros setores
Contudo, a Ryanair não é a única e feliz contemplada. Afinal, a Repsol fornece combustível verde também a outros setores e empresas. Iberia, Vueling e Air Europa, todas empresas de aviação, já recebem SAF. Por outro lado, a empresa Navantia, transportadora marítima, é igualmente abastecida com biocombustível. Mas a Repsol apresenta um leque ainda maior no setor de transporte de mercadorias.
Para tal, a empresa espanhola conta ter uma capacidade de produção de 1.3 milhões de toneladas combustíveis renováveis em 2025. A origem do produto será feita a partir de resíduos orgânicos, provenientes da agropecuária e óleos alimentares usados. Já os e-fuels que espera gerar simultaneamente, serão feitos a partir de CO2 capturado e de hidrogénio de fonte renovável.
Numa época de transição e elevada disrupção no setor da energia, as mudanças que se sentem são fundamentais. Principalmente para se compreender a necessidade em haver uma simbiose entre todos os setores.