www.greensavers.sapo.pt

Repsol e Vueling voam juntas com SAF, entre Barcelona e Málaga

Ocorreu a 29 de fevereiro o primeiro voo da parceria estabelecida entre a empresa produtora de combustível e a companhia aérea, no âmbito do 27º Festival de Málaga. O combustível SAF permitiu colmatar 50% do consumo do voo.

Repsol e Vueling voam juntas, e a colaboração entre as duas entidades, possibilitou o fornecimento de combustível sustentável para o setor da aviação (SAF). Foi disponibilizado o equivalente a 50% do consumo do avião Airbus A320neo. Com a parceria, foi possível reduzir até 20% as emissões de CO2, por comparação com outros aviões mais antigos.

Na rota da descarbonização, a utilização de SAF, combustível que produz até 80% menos de emissões ao longo do ciclo de vida, é um passo importante no setor da aviação.

Este voo inaugural, associando-se ao Festival de Málaga, contou com outras surpresas. Com o interior decorado como um cinema, foi possível ver um dos filmes a concurso a bordo.

Imagem a cores e ilustrativa de um avião comercial de passageiros da companhia Vueling. No âmbito do Festival de Málaga, em março, a Repsol e Vueling voam juntas, através de recurso a SAF, permitindo uma redução nas emissões do voo entre Barcelona e Málaga.

Repsol e Vueling voam juntas rumo à descarbonização e lazer sustentáveis

Com objetivo à sua descarbonização, a Vueling pretende usar até 10% de SAF nos voos realizados, até 2030. Uma meta que resultará no dobro exigido pela União Europeia. A premissa parte do grupo IAG, da qual a Vueling pertence, e que assume a meta “zero emissões líquidas” para 2050.

Conseguindo fornecer mais de 1500 toneladas de SAF desde junho de 2022, com apoio da Repsol, a empresa espera ser pioneira. Já a petrolífera espanhola, investiu 250 milhões de euros para terminar a primeira fábrica exclusiva de biocombustíveis avançados. Localizada em Cartagena (Múrcia), a unidade tem capacidade para os 2.7 milhões de toneladas de produção por ano, com redução. Permite assim uma redução de 900 mil toneladas de CO2.

“Este voo (…) demonstra a importância da colaboração entre todos os atores da cadeia de valor para impulsionar o uso de SAF. Na Vueling, temos um compromisso decidido com esse combustível alternativo, mas para efetuar mudanças reais no setor da aviação, precisamos do apoio de todos os agentes envolvidos.”, explica Franc Sanmarti, Diretor de Sustentabilidade da Vueling.

Já Curro Lucas Ochoa, Gestor Sénior de Aviação Sustentável da Repsol afirma que a perceria entre Repsol, Vueling e o próprio Festival de Málaga “demonstra o compromisso das três organizações com o lazer sustentável. (…) este voo comercial foi o primeiro em Espanha a utilizar o máximo de consumo de SAF permitido pela regulamentação internacional vigente, que permite apenas uma mistura de 50% de SAF e combustível tradicional.

LEIA A NOTÍCIA ORIGINAL AQUI