www.greensavers.sapo.pt

Redução de emissões em Aveiro, permitirá reduzir até 800 toneladas de CO2 por ano, atuando na mobilidade coletiva

 

Será por via do setor da mobilidade e transportes, que a redução de emissões em Aveiro, poderá ser concretizada.

Um ferryboat elétrico, e a eletrificação dos tradicionais moliceiros, poderão ajudar e permitir à redução de emissões em Aveiro. Num total de 800 toneladas de CO2, o município prevê continuar com os seus objetivos de descarbonização, focando principalmente no setor da mobilidade coletiva. 

Descreve José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro: “Em Aveiro, temos em curso vários projetos e obras que vão significar a retirada de cerca de 800 toneladas de CO2 da atmosfera já em 2023. De todos esses investimentos, destacamos o novo Ferryboat 100% Elétrico.”

Este meio de transporte irá assim ligar a zona de São Jacinto ao Forte da Barra, e só com essas viagens pendulares, espera-se uma redução de 300 toneladas de CO2 por ano.

Por outro lado, e com um investimento de 350 mil euros, para carregamento, o município irá também eletrificar 27 moliceiros tradicionais, geralmente usados no setor turístico.

Fotografia colorida do ferryboat elétrico que faz a travessia entre São Jacinto e Forte da Barra, permitindo a redução de emissões em Aveiro, neste caso, até 300 toneladas de CO2 por ano

Redução de emissões em Aveiro, por mar e terra

Além da aposta feita no transporte marítimo, tão necessário em terra de dunas, canais e salinas, a redução de emissões em Aveiro também passa por descarbonização em terra. A autarquia espera substituir também a atual frota de autocarros a combustão, por 14 novas viaturas elétricas da AveiroBus. Um reforço necessário rumo às metas ambientais definidas pelo município.

 

LEIA A NOTÍCIA ORIGINAL AQUI