www.publico.pt

 

Reciclagem movida a café, com a iniciativa RECAPS

Projeto diferente, RECAPS é a iniciativa de reciclagem movida a café lançada em outubro pelas principais empresas do setor.

“O sector no seu todo tem uma preocupação ambiental e quer contribuir para que Portugal atinja melhores metas de reciclagem e possa diminuir os resíduos em aterro” explica Cláudia Pimentel, porta-voz da RECAPS, e secretária-geral da AICC (Associação Industrial e Comercial do Café).

RECAPS é a sigla para Sociedade de Recolha e Reciclagem de Cápsulas de Café. É também o resultado da ideia desenvolvida entre a AICC e 6 empresas, concorrentes entre si, para uma sensibilização à necessidade de recolher e reciclar estes produtos.

O acordo agora assinado possibilita ainda a promoção de uma “segunda vida” ao material reaproveitado. Indústria, empresas e municípios, unem-se assim pela redução de resíduos em aterro, e pela reciclagem “movida a café”.

Reciclagem movida a café

Reciclagem movida a café num dos países que apresenta maior consumo desta bebida na Europa

Com um consumo anual de café que ultrapassa os 2 mil milhões de cápsulas colocadas no mercado, Portugal conta já com 200 “capsulões” num sistema implemtando em 13 municípios.

Estes depósitos funcionam tal como os ecopontos, e espera-se que ao chegarem às unidades de tratamento, os elementos plásticos e de alumínio, tal como a borra de café, sejam separados. Empresas como a Bio4plás e a Saica, especialistas no processo, fazem igualmente parte do projeto.

Já em termos de reutilização dos materiais, espera-se que haja um propósito de transformação em composto ou aditivo agrícolas para as borras de café. O plástico e alumínio poderão ser reintroduzidos na cadeia de valor, suportando a criação de novos produtos.

LEIA A NOTÍCIA AQUI