www.eco.sapo.com

Projetos portugueses ganham o ClimateLaunchPad, competição de “cleantech” que premeia a nível internacional as melhores ideias para uma transição energética

 

São 3 os projetos portugueses que irão representar o país na final da competição. Ideias inovadoras em prol da responsabilidade ambiental.

3 projetos portugueses ganham o ClimateLaunchPad. O concurso permite apoiar projetos “verdes”, transformando as equipas em futuras startups. O objetivo final, se tudo correr bem, é passar da escala piloto, a uma escala maior, contribuindo para um futuro sustentável.

A competição da Uptec, teve em Portugal o apoio da Ordem dos Engenheiros (Região Norte) e Fórum Oceano, destacando as empresas Upwind, Seedsight e ChainReactor, pelos trabalhos desenvolvidos no âmbito de  tecnologias limpas.

Fotografia de grupo dos participantes da competição internacional criada pela Uptec. Projetos portugueses ganham o ClimateLaunchPad2024, representando Portugal na final regional em outubro.

Projetos portugueses ganham o ClimateLaunchPad, com ideias tecnológicas e inovadoras

Um gerador portátil para a produção de eletricidades, com base na energia do vento. É esta a ideia apresentada pela Upwind, a primeira classificada. Uma alternativa ecológica que permite a rentabilização de custos. Além disso, não necessita de ser reabastecida, permitindo maior operacionalização.

Já a Seedsight, apresentou um a plataforma de caracterização às qualidades de cereais. Usando tecnologia como a IA e sensores óticos, as análises trabalham ao nível biomolecular e biofísico.

Por último, a DAM – ChainReactor usa energia renovável para impressoras 3D. Recorrendo a biomateriais ou plástico reciclado, as impressoras conseguem criar biorreatores de elevada qualidade.

As três empresas vão desta forma representar o país na final regional, a realizar-se a 7 de outubro.

Desenvolvida em 2014, a competição ClimateLaunchPad apoia projetos e startups relacionados com a transição energética. Oriundas de vários pontos do mundo, as empresas até agora participantes, e que conseguiram ganhar o programa de apoio, já receberam mais de 500 milhões de euros em investimento.

LEIA A NOTÍCIA ORIGINAL AQUI