www.noticiasaominuto.com

 

Projetos de biorresíduos no Planalto Beirão, em resposta aos desafios ambientais

Um novo marco para a defesa do ambiente, mas que precisa de mais exemplos municipais.

Projeto de biorresíduos no Planalto Beirão inaugurados em Tondela, enquanto Maria da Graça Carvalho falava do desafio quanto aos resíduos em Portugal. Contudo, a presença da ministra deveu-se à inauguração de 2 novas instalações para tratamento de biorresíduos.

Instalados no Planalto Beirão, compreendendo os distritos de Viseu, Guarda e Coimbra, os projetos têm agora a possibilidade de marcar a diferença. São novas instalações dedicadas aos biorresíduos, uma delas destinada à preparação de combustíveis.

Por forma a reduzir a deposição em aterros, o segundo projeto abrange, entre outros detalhes, um parque de compostagem para valorização a partir de recolha seletiva.

Ambos os trabalhos são da responsabilidade da Ecobeirão, com investimento total de 13.7 milhões de euros.

De acordo com Helena Pinheiro Azevedo, responsável dos fundos europeus através do POSEUR este “É um projeto muito importante para evitar a deposição em aterro de materiais rejeitos nos recicláveis.”

Imagem de uma das centrais construídas, para dar apoio à problemática dos resíduos em Portugal. Os projetos de biorresíduos no Planalto Beirão consideram-se como exemplos, apoiados pelo Estado, à execução que se quer fazer em prol do ambiente.

Projetos de biorresíduos no Planalto Beirão juntam-se a outras completados na região

Nas palavras da ministra, “Isto é um exemplo a seguir pelas outras regiões, mas nem todas estão a fazer o mesmo (…) são precisos mais municípios a seguirem o exemplo desta região”.

Ainda assim vários são os exemplos do investimento governativo.

Anteriormente, a Associação do Planalto Beirão, já tinha conseguido aumentar a taxa de reciclagem de resíduos. Desta feita, tornou-se possível garantir a entrada de papel, plástico e vidro, para o trabalho posterior, num total de 40 mil toneladas por ano.

Por outro lado, foi igualmente requalificado o sistema Tondela Norte, substituindo pequenas Estações de Tratamento de Águas Residuais.

E por último, já em Vouzela, foram também requalificados os rios Zela, Alfusqueiro e Nogueira. Esta obra, encontra-se no âmbito da Lei do Restauro Ambiental. Permite-se assim melhorar o escoamento das linhas de água, com introdução de árvores e reabilitação de trilhos e recuperar as características originais e ecossistemas.

 

 

LEIA O ARTIGO ORIGINAL AQUI