biofuels-news.com

Projeto CARBIOW ajuda a Europa a assumir a liderança na descarbonização do setor de energia e transporte

 

A CARBIOW (Carbon Negative Biofuels from Organic Waste) começou oficialmente a trabalhar em conjunto para pesquisar novas tecnologias que abranjam o processo de conversão de resíduos orgânicos em biocombustíveis.

O grupo de pesquisa é financiado pela União Europeia no âmbito do Programa Horizon Europe, que aborda a transição verde e a economia circular por meio de propostas.
O projeto de 42 meses teve sua reunião inicial a 3 de novembro.

O objetivo do CARBIOW é estabelecer um processo eficiente e escalável para converter a fração orgânica de resíduos sólidos urbanos (OFMSW), e outros resíduos orgânicos sólidos de difícil utilização, em biocombustíveis, com os seguintes objetivos principais:

 

1) Estabelecer um novo processo de pré-tratamento de OFMSW onde se produz um biocombustível sólido mais limpo, denso, rico em carbono, seco e homogéneo.

2) Utilização de oxigênio puro (gás isento de nitrogênio) na combustão e gaseificação para produzir gás de síntese limpo.

3) Carbonização das cinzas de gaseificação com CO2 através de técnicas inovadoras de carbonatação para descarbonizar a indústria do cimento e abordar a negatividade do carbono.

4) Produção de combustíveis Fischer-Tropsch para a indústria marítima e aeronáutica. Esta última meta terá como foco a produção de álcool para o setor marítimo e querosene para o setor aeronáutico.

O consórcio é composto por 12 parceiros espalhados pela Europa – FeyeCon, Universiteit Maastricht e VERTORO da Holanda, IVL Svenska Miljoeinstitutet da Suécia, NIC da Eslovênia, Svaheia Eiendom AS da Noruega, Sumitomo SHI FW da Finlândia, Technische Universitat Darmstadt da Alemanha, VITO da Bélgica, e BIOPLAT, Cementos La Cruz, e a líder, Fundación Tecnalia Research and Innovation, da Espanha.

A diversidade, excelência e força dos especialistas dentro do consórcio da CARBIOW garantem o avanço tecnológico, técnico e social do projeto.

Para  ler a notícia original AQUI