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Porsche produz combustível sintético, para uma mudança essencial no setor automóvel

 

 

Porsche produz combustível sintético dando resposta à exceção das proibições previstas a partir de 2035.

Manter os veículos a combustão interna vivos é o mote da Porsche, que não dispensa, na mesma medida, o fabrico de elétricos. Com objetivo em conseguir um equilíbrio entre as diferentes fontes de energia, a marca automóvel afirma que só assim é possível reduzir emissões.

A ideia é simples, obter hidrogénio a partir de hidrólise, usando tanto eletricidade, como a captura direta de CO2 da atmosfera. O tradicional processo irá requerer para 1 litro de combustível, 3 litros de água do mar, que será dessalinizada e CO2 proveniente de 6 mil metros cúbicos de ar. E o resultado, metanol sintetizado, será então convertido para os veículos de passageiros.

Imagem ilustrativa de automóvel da marca Porsche. A Porsche produz combustível sintético dando resposta à demanda e à transição energética.

 

Uma parceria renovável, para a produção interna

A Porsche produz combustível sintético graças a uma participação na empresa Highly Innovative Fuels. Com uma fábrica-piloto de produção de sintéticos no Chile, a empresa usa nomeadamente energia eólica para a geração de energia, ao longo de quase todo o ano. Pretende-se desta forma criar as condições de abastecimento ideais. Considerando também que não será necessária uma adaptação aos motores correntes, o combustível de baixo carbono, poderá ser usado em qualquer automóvel. Por outro lado, como já sabido, as emissões resultantes serão neutras, uma vez que não há libertação de CO2 por origem fóssil, mas sim apenas resultantes da captura do ar.

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