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Óleos alimentares usados nos depósitos, é a nova medida que o governo alemão apresenta pelo ambiente

Na Alemanha já será possível encher o depósito apenas com biocombustível, produzido, por exemplo, a partir de óleos de cozinha reciclados.

Na Alemanha já será possível encher o depósito apenas com biocombustível. A medida, agora aprovada pelo Ministério do Ambiente, pressiona, desta forma, os fabricantes de veículos.  A indústria automóvel alemã, tem assim de incorporar de forma mais definitiva os compostos produzidos a partir de óleos alimentares usados (OAU). Outros “ingredientes”, como resíduos, óleos vegetais ou à base de gás natural, também entram na fórmula.

Atualmente, o OAU já era usado como complemento ao diesel tradicional, mas o novo “combustível diesel parafínico”, poderá ser testado em comparação com os automóveis antigos. Com isso, também se tenta garantir uma maior eficiência e segurança aos motores, com base nas novas tecnologias disponíveis.

Imagem colorida de um homem, com macacão amarelo e verde, abastecendo com óleo vegetal, através de funil, o depósito de veículo automóvel. Na Alemanha, os óleos alimentares usados no depósito, são uma nova aposta para a redução de emissões.

Óleos alimentares usados no depósito, mas ainda em fase de teste

 

Apesar de inovador, e mais “amigo do ambiente”, esta nova opção, terá de ser amplamente testada pelos fabricantes. O objetivo é que seja 100% seguro para carros e automobilistas.

A exemplo, a marca Ford, já possui frotas de carrinhas a trabalhar apenas com OAU.

Em Portugal, a PRIO, continua a ser o exemplo de inovação. E para Emanuel Proença, administrador da empresa nacional, o processo de transformação,  acaba por ser bastante simples: “O que estamos a fazer é partir e recompor as moléculas para fazer com que um óleo (…) seja totalmente compatível para ser utilizado nos veículos que conduzimos no dia-a-dia”.

 

 

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