eco.sapo.pt
O hidrogénio europeu passa por Portugal, de acordo com a Comissão Europeia
Com intuito em apoiar os projetos e investimentos energéticos, a Comissão Europeia vê que o hidrogénio europeu passa por Portugal. Uma nova forma de autonomia energética que continua em suspenso na Europa.
Kadri Simson, comissária europeia responsável pela pasta da Energia passou por Portugal. Promovendo o apoio a investimentos na transição energética, Kadri Simson afirmou que a Ibéria não se encontra alinhada com o restante espaço europeu. Falando com os deputados na Assembleia da República, a comissária entende que é necessário o esforço para melhorar a rede elétrica. Por outro lado, também dá nota ao desenvolvimento de projetos eólicos offshore. Com mais projetos, fica a certeza de mais apoios europeus.
“Estaremos a contar com Portugal e com os produtores de hidrogénio portugueses, de forma a que uma fatia significativa deste hidrogénio (renovável), nesta década, seja produzida aqui.”
Com efeito, a União Europeia precisa de soluções ao consumo de energia. E embora estejamos em maio, na verdade, é necessário já pensar nas reservas para o próximo inverno.
Face a estes desafios, o hidrogénio europeu poderá passar por Portugal e Espanha. Mas também teremos de considerar a forma como podemos superar as nossas necessidades.