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Novo motor a hidrogénio permite reforçar a transição limpa aos veículos com motor tradicional

 

Hyundai, Kia e Volvo apresentam um novo motor a hidrogénio, permitindo a sua combustão e transformação em energia.

Hyundai, Kia e Volvo continuam a saga em prol da descarbonização. As fabricantes pretendem apresentar um novo motor para transporte pesado e de passageiros. Enquanto as sul-coreanas apostam já para 2025, a Volvo procura utilizar um biodiesel específico, com resultados em 2026.

Com uma tecnologia inovadora, este novo motor a hidrogénio irá permitir, tal como os motores tradicionais, a queima de H2 para produzir energia. Desta forma, o espaço necessário para estes novos motores, é bastante mais reduzido, possibilitando uma melhor incorporação aos veículos já existentes.

Imagem de exemplo do novo motor a hidrogénio da Volvo, que permite uma melhor adaptação aos veículos com motores a combustão.

Novo motor a hidrogénio exigente na tecnologia

Contudo, este projeto acarreta desafios. Entre os quais, as temperaturas elevadas que são necessárias para a combustão do gás. Desta forma, a Volvo, procura solucionar com um tipo de biodiesel específico que ajuda a queimar o H2.

Por outro lado, há quem afirme que as emissões de CO2 irão continuar. Em resposta as fabricantes relembram que o essencial é reduzir as emissões para nulas (emissões “zero”).

Tal como explica Jan Hjelmgren, diretor de gestão de produtos e qualidade da Volvo Trucks: “Os camiões com motores de combustão interna tradicionais movidos a hidrogénio terão o mesmo desempenho e fiabilidade que os nossos a diesel, mas com emissões de CO2 significativamente mais baixas.”

Aliás, relembra-se que toda a cadeia de valor implica emissões elevadas, ainda. Principalmente na extração das matérias-primas. Enquanto não se solucionar a questão da reutilização e circularidade de materiais, pouco mais se deve dizer.

 

 

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