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Novo motor a combustão, desenvolvido pela austríaca AVL Racetech, permite uma revolução no mundo do automobilismo

Trata-se de uma autêntica revolução. O novo motor a combustão desenvolvido pela empresa austríaca AVL Racetech, conta com o apoio do laboratório húngaro HUMDA.

Este novo motor a combustão, implica a injeção equilibrada de água, de forma a moderar e melhorar os cilindros do motor, na fase de queima. Desta forma todo o combustível é queimado dentro do tempo esperado, o que, de acordo com o demonstrado, aumenta a confiança no propelente.

Esta iniciativa parte da AVL Racetech, uma empresa colaboradora da Formula 1 e NASCAR. O objetivo é dar resposta ao desenvolvimento de novas formas de energia ao setor automóvel. Desta forma, será mais um passo para a descarbonização no setor do desporto motorizado automóvel.

“Os resultados obtidos pelo nosso motor de corrida a hidrogénio confirmam que podemos oferecer um pacote extremamente competitivo com esta tecnologia. O objetivo da AVL Racetech é levar o automobilismo a um futuro sustentável.” explica Ellen Lohr, diretora de desportos motorizados da AVL.

Imagem ilustrativa para um novo motor a combustível, que pretende revolucionar o mundo do automobilismo.

Motor a combustão atravessa também o Atlântico

O motor possui uma cilindrada de 2000 cc, podendo atingir uma potência de 205 CV/litro. Contudo, é a sua potência total de 410 CV, que coloca este motor numa posição privilegiada de desempenho em competição.

Continuando com os detalhes para aficionados, sabe-se que os 410 CV são atingidos às 6500 rpm, com torque de 500 Nm entre os 3000 a 4000 rotações. Estes testes superaram as previsões técnicas.

Já nos Estados Unidos, a Toyota registou uma patente para um motor de combustão que incorpora um novo sistema de refrigeração. Neste, são usadas válvulas de injeção de água para arrefecer as altas temperaturas geradas pelo hidrogénio durante a sua combustão.

O controlo deste sistema de refrigeração e restantes parâmetros, estará a cargo da Unidade de Controlo Eletrónico. Uma “inteligência artificial”, digital, que irá ver em detalhe o funcionamento dos veículos, determinando a quantidade de água a ser usada.

Face às necessidades de concretizar as medidas ambientais, e também à demanda de um público fiel ao desporto automóvel, este novo motor a combustão, parece mais fiável e com excelente resposta.

 

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