biofuels-news.com

Novo estudo confirma importante papel do etanol renovável na redução de emissões dos automóveis

 

Veículos híbridos, plug-in, flex-fuel, que funcionam com combustível E85, com até 85% de etanol renovável, são tão ecológicos quanto os veículos elétricos, de acordo com um novo estudo.

A pesquisa realizada por consultores do IFPEN – uma organização pública francesa de pesquisa, inovação e formação nas áreas de energia, transporte e meio ambiente – mediu e comparou as emissões de gases de efeito estufa, em veículos movidos exclusivamente a gasolina, híbridos plug-in flex-fuel e carros que usavam E85, e totalmente elétricos, e com base numa análise completa do ciclo de vida.

Este método considera todas as emissões de GEE relacionadas ao veículo e sua bateria (desde a fabricação até a reciclagem), bem como a energia utilizada (produção, refinaria, transporte, distribuição e combustão). Os resultados foram aplicados a misturas de energia elétrica francesas e europeias.

Esta comparação, que se aplica a 2022, com projeções para 2040, mostra que os híbridos plug-in flex-fuel que rodam com E85, operam 40% da distância percorrida como veículo elétrico, são pelo menos tão ecológicos quanto os veículos totalmente elétricos, com o elétrico francês mix de energia que já é de baixo carbono, e ainda mais com o mix médio europeu, que tem uma pegada de carbono maior.

As descobertas são importantes, pois a UE inicia negociações de três vias entre o Parlamento da UE, o Conselho Europeu e a Comissão Europeia sobre os padrões de CO2 para carros, considerando como será a frota de carros europeia, a partir de 2035.

Para terminar de ler a notícia AQUI