www.dinheirovivo.pt

 

Novo apoio de 70 milhões de euros em projetos de baixo carbono

 

 

O Governo continua a apostar forte nos incentivos a projetos “verdes”. São agora 70 milhões de euros que o Ministério do Ambiente e Ação Climática, para uma nova vaga de candidaturas, no âmbito do programa REPowerEU.

Terminou a 31 de julho, o prazo de candidaturas, ao segundo aviso para subsídios de projetos renováveis. Contando com 49 candidaturas, 39 são dedicadas à produção de hidrogénio. Às restantes, 9 dedicam-se ao biometano e 1, à produção de ambas as fontes de energia. O total de investimento previsto, é de 906 milhões de euros, mas os apoios deveriam andar em torno dos 353 milhões, muito além do que o governo apresentou inicialmente, numa dotação de 83 milhões de euros.

Ainda não havendo seleção de projetos a serem apoiados para o segundo aviso, o governo voltou à carga. No dia 2 de agosto, o Ministério do Ambiente e Ação Climática emitiu novo comunicado. Um novo aviso será feito, ainda sem data, para mais uma vaga de candidaturas. E um novo apoio de 70 milhões de euros, será, então, atribuído.

 

Imagem ilustrativa da sigla RePowerEU, iniciativa europeia para apoios à transição energética. No âmbito deste programa o governo português dá um novo apoio de 70 milhões de euros a projetos de baixo carbono.

Novo apoio de 70 milhões de euros, dentro do programa REPowerEU.

É lançado um novo aviso, no âmbito do REPowerEU, com uma dotação de 70 milhões de euros” pode ler-se em comunicado do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

No mesmo documento, explica-se também o apoio ao investimento de 185 milhões de euros, dados logo no primeiro aviso, a partir do Programa de Recuperação e Resiliência. Aos 25 projetos selecionados, 102 milhões foram atribuídos, esperando que atinjam uma capacidade de 106 MW.

Até ao final de 2023, o Estado português espera lançar a licitação para 150 GWh/ano de biometano, e 120 GWh/ano de hidrogénio – o equivalente a 0.4% do consumo anual de gás natural em Portugal.

Tendo em conta o Plano de Energia e Clima 2030, este novo apoio de 70 milhões de euros, faz também parte da Estratégia Nacional para o Hidrogénio. Na revisão feita, está previsto duplicar a capacidade de eletrolisadores até 2030, para 5.5 GW.

Já o projeto europeu REPowerEU foi estabelecido como uma forma alternativa à dependência de combustíveis de origem fóssil a partir da Rússia. Esta projeção é feita, também, para 2030, e constitui uma resposta ao conflito ucraniano, que se desenvolve desde fevereiro de 2022.

“A atribuição de apoio financeiro no âmbito da produção dos gases renováveis – uma indústria nascente – representa uma estratégia crucial para a reindustrialização verde do país”, também é mencionado no comunicado governativo, relembrando a possibilidade de Portugal poder exercer um papel fundamental no abastecimento de hidrogénio na Europa.

Leia a notícia completa AQUI.