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Northvolt apresenta baterias de sódio, como forma alternativa às baterias de lítio, atualmente usadas

Alternativas às baterias de lítio são cada vez mais procuradas pela indústria. Agora, um novo estudo e projeto permite mais uma hipótese. A Northvolt apresenta baterias de sódio.

Num novo rumo de ação, a Northvolt apresenta baterias de sódio. Desta forma, é possível criar  fontes de energia mais económicas e seguras e feitas com materiais não críticos e abundantes. Pode-se assim, reduzir a dependência energética, parcialmente, aos países fora da União Europeia.

Em resultado, este novo tipo de bateria, torna-se mais barato, em caso de produção em massa. Contudo, por comparação, a sua densidade energética, atualmente, é inferior às baterias de lítio, ou de cobalto, o que inibe a sua introdução na mobilidade elétrica. E é aqui que entra a Northvolt.

A empresa produtora sueca, afirma ter desenvolvido uma nova bateria com densidade energética equiparável às atuais usadas de lítio. O que é um forte passo à geração de alternativas a serem usadas em veículos elétricos.

As baterias agora apresentadas permitem ser mais seguras, económicas e, sustentáveis, usando materiais comuns, de fácil acesso.

Imagem colorida da empresa sueca Northvolt. Northvolt apresenta baterias de sódio, como forma alternativa às baterias de lítio.

Northvolt apresenta baterias de sódio na Europa, mas em corrida com a China

Um dos principais objetivos desta nova tecnologia, é, então, diminuir a importação de matérias primas fora da EU. Um problema que tem aumentado, verificando-se a necessidade de se criar o “Critical Raw Materials Act”. Um documento que visa aos estados-membros investigar o seu potencial mineral, de forma a reduzir a dependência internacional de matérias-primas críticas.

Contudo, a China, principal geradora de baterias, não se dá por vencida. Além de ter proibido recentemente a exportação de tecnologia que permita o processamento de terras-raras, também está envolvida na geração de baterias de iões de sódio. A exemplo, a empresa BYD, que produz e comercializa elétricos para todo o mundo, irá construir a primeira fábrica de baterias de sódio com capacidade anual de 30GWh.

Ainda assim, para Peter Carlsson, CEO e cofundador da Northvolt, esta nova possibilidade, poderá ser usada noutros mercados. Face à tolerância destes componentes a altas temperaturas, permite ser vendido para África, Médio Oriente e Índia. A possibilidade de usar baterias de sódio para armazenar eletricidade, é uma mais valia para os países envolvidos.

 “(…) este tipo de tecnologia de baterias é crucial para alcançar metas globais de sustentabilidade, tornando a eletrificação mais económica, sustentável e acessível no mundo.”, diz o gestor.

 

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