clepa.eu

Neutralidade Climática da UE até 2050

 

O que está em Jogo?

Alcançar a neutralidade climática na EU, até 2050, exige uma redução de emissões ambiciosa.

Isso significa uma transformação sem precedentes para a indústria automóvel e a sua cadeia de fornecedores, e terá um grande impacto não apenas no emprego, mas também na escolha do consumidor, na acessibilidade da mobilidade individual e na competitividade da UE.

A CLEPA apoia plenamente os objetivos do “Green Deal”. Na verdade, os fornecedores de automóveis projetam e fabricam todos os componentes e sistemas necessários para atingir as metas ambiciosas do transporte rodoviário.

Os nossos membros também investem fortemente em novas tecnologias e criam novos portfólios de produtos necessários para alcançar uma mobilidade inteligente, segura e sustentável. 

No entanto, a face da indústria mudará como resultado da transição para transportes elétricos, incluindo a reestruturação dos locais de produção e da força de trabalho. O setor da indústria automóvel é diretamente responsável por mais de 8,6% do emprego da UE na indústria transformadora. Em 13 Estados-Membros da UE, o setor representa mais de 5% do emprego global na indústria transformadora, destacando o papel crítico da indústria em toda a Europa. Mais de 60% desses trabalhadores são empregados por fornecedores da indústria automóvel (1,7 milhão). (…)

Veja aqui o Estudo  de como os fornecedores da indústria automóvel são responsáveis pela maior parte do emprego de manufatura nesta mesma indústria .

O estudo destaca os riscos de uma abordagem somente para veículos elétricos e para a subsistência de centenas de milhares de pessoas, que trabalham arduamente para fornecer soluções tecnológicas para mobilidade sustentável. Como os fornecedores da indústria dos transportes são responsáveis pela maior parte do emprego de manufatura na indústria do automóvel, é fundamental que coloquemos esses empregos na frente e no centro, ao gerir o impacto social e económico desta transformação. As inovações dos fornecedores da indústria automóvel tornaram a mobilidade elétrica cada vez mais acessível aos consumidores e um instrumento essencial para cumprir as metas de redução de emissões. Mas, as necessidades da sociedade são muito diversas para uma abordagem única. Uma estrutura regulatória aberta a todas as soluções disponíveis, como o uso de tecnologias híbridas, hidrogênio verde e combustíveis sustentáveis renováveis, permitirá a inovação, à medida que redefinimos a mobilidade nas próximas décadas.”

Sigrid de Vries

Clepa Secretary General

Para Ler o Artigo Original   AQUI