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Nestlé Portugal usa HVO no seu transporte logístico

Avanca-Azambuja-Lisboa-Avanca. Será este o trajeto, no qual a Nestlé Portugal usa HVO, óleo vegetal hidrogenado, em mais uma ação para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.

A empresa multinacional iniciou os testes-piloto logo no final de outubro, numa parceria com a Repsol e a TJA, e quer alargar ainda mais as suas rotas para 2024. Com postos de abastecimento em Vila Nova da Rainha e em Antuã, pretende reduzir até 80% de emissões por cada quilómetro percorrido, sem qualquer alteração aos motores dos camiões de transporte. 

Numa aposta à circularidade, fator essencial para a manutenção sustentável da indústria, a valorização e uso dos resíduos, é essencial. Portugal continua a ter um largo caminho a percorrer no que concerne aos desperdícios e à sua reintrodução na escala de valor, pelo que apostar na conversão em biocombustíveis, torna-se um objetivo claro.

Fotografia colorida de um camião de abastecimento, saindo de fábrica da Nestle. A Nestle usa HVO para mitigar as emissões de gases com efeito de estufa, pretendendo atingir objetivos ambientais internos.

Inovação e iniciativa “verde”

Foi em 2021 que a Nestlé Portugal aceitou o projeto-piloto para instalação de biorreatores. Estes, colocados na sede da empresa, em Linda-a-Velha, teriam por objetivo capturar o CO2 do espaço, transformá-lo em oxigénio, por ação de microalgas e permitir a produção de 30 kg de biomassa.

Contudo, a utilização de HVO, parece ser um passo mais decisivo nas mudanças estratégicas da companhia.

“A Nestlé volta a ser pioneira na sua operação no mercado português ao testar esta solução de combustível. Com este projeto, apostamos na descarbonização da nossa atividade logística, enquanto trabalhamos para minimizar o nosso impacto no meio ambiente.” explica Hugo Silva, Iberian Sustainability Specialist da Nestlé Portugal. 

 

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