neste.com

NESTE inicia o abastecimento à Boeing com combustível SAF – MY Sustainable Aviation Fuel™

A refinaria finlandesa NESTE inicia o abastecimento à Boeing com combustível SAF,  MY Sustainable Aviation Fuel™, um produto 100% sustentável produzido pela companhia nórdica.

A companhia de aviação norte-americana decidiu adquirir combustível sustentável, fornecido pela EPIC Fuels e outros parceiros, abastecendo ao longo de 2023, todas as suas operações comerciais nos Estados Unidos da América. A NESTE irá assim iniciar o abastecimento à Boeing com combustível SAF – MY Sustainable Aviation Fuel™ numa época cuja transição energética é essencial para a indústria da aviação.

Nesta operação, o combustível SAF irá ser misturado com jet fuel tradicional, numa proporção de 30/70, produzindo aproximadamente 21.2 milhões de litros. A Boeing poderá manter, desta forma, os seus objetivos estratégicos de redução da pegada de carbono.

No entanto a parceria criada pela NESTE, Boeing, EPIC Fuels, Signature Aviation e Avfuel, estima que o valor de combustível SAF – MY Sustainable Aviation Fuel™ fornecido seja de 5200 toneladas, permitindo um plano de redução de emissões a longo prazo.

Tanque de abastecimento da NESTE com SAF - combustível sustentável 100% renovável

SAF – MY Sustainable Aviation Fuel™: a nova geração de combustível para aviação

A indústria da aviação é atualmente responsável por 2 a 3% das emissões globais de CO2. E à medida que as viagens aéreas parecem ganhar maior destaque, os números associados à sua pegada aumentam simultaneamente. A IATA (International Air Transport Association) já iniciou medidas para um crescimento neutral de carbono desde 2020, esperando que as emissões atinjam o equilíbrio nesta indústria em 2025.

Para este objetivo, o abastecimento à Boeing com combustível SAF – MY Sustainable Aviation Fuel™ faz parte da solução. Um combustível que possibilita a substituição de outras fontes de energia tradicionais e reduz as emissões até 80% face ao combustível fóssil.

O SAF é produzido a partir de resíduos e matérias primas 100% renováveis, tais como óleo alimentar usado ou resíduos de gordura animal. Mas os estudos não se ficam por aqui. A NESTE procura outras soluções no potencial de algas, resíduos sólidos municipais, lenhocelulósicos, hidrogénio, entre outros para o fabrico deste produto.

Em declarações à nota interna, Michael Sargeant, Vice Presidente para a Aviação Renovável da NESTE, afirma: “Como uma das mais importantes fabricantes para a aviação, a Boeing envia uma mensagem clara para a restante indústria ao adquirir o SAF. Mostra uma solução chave para reduzir as emissões de gases nos voos. Estamos assim muito orgulhosos por esta colaboração com os nossos parceiros”.

Leia a notícia completa AQUI .

Conheça sobre o MY Sustainable Aviation FuelAQUI