dinheirovivo.pt

Navigator fecha acordo com P2X Europe para produção de combustível verde para a aviação

 

P2X Portugal é o nome da joint venture com a alemã P2X Europe para desenvolver uma unidade de produção, em larga escala, de combustível a partir de hidrogénio e dióxido de carbono biogénico para o setor da aviação.

Navigator e alemã P2X Europe vão criar uma joint venture para desenvolver uma unidade industrial dedicada à produção de combustíveis “verdes” para o setor da aviação, foi esta quinta-feira anunciado. Este projeto envolve um investimento inicial de até 600 milhões de euros. As operações comerciais deverão arrancar no primeiro semestre de 2026.

“A The Navigator Company e a empresa alemã P2X Europe celebraram um acordo de princípio para a criação de uma joint venture – a P2X Portugal – para desenvolver uma unidade industrial de última geração para produzir, em larga escala, combustíveis não fósseis para o setor da aviação, também conhecidos como e-SAFs (e-Sustainable Aviation Fuels) – jet-fuel (querosene) sintético, neutro em carbono, produzido a partir de hidrogénio verde e CO2 biogénico”, lê-se no comunicado veiculado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A P2X Portugal ficará instalada no complexo industrial da Navigator na Figueira da Foz, Coimbra, sendo que o projeto a desenvolver – Power-to-Liquids (PtL) – recebeu o estatuto de Projeto de Interesse Nacional (PIN). A Navigator e a P2X Europe justificam a classificação concedida pelo governo pela “força, maturidade e qualidade global” que o projeto promete.

“Marca um passo fundamental para Portugal e para a Europa no caminho para a construção de um ecossistema totalmente integrado de produção de combustíveis verdes”, lê-se.

 

Para  continuar a ler a notícia Original  AQUI