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NASA e Boeing realizam estudos de combustível SAF*
Cientistas da NASA e da Boeing têm testado se uma aeronave com motores que queimam diferentes misturas de combustível de aviação sustentável (SAF*) produz menos partículas de fuligem do que o combustível de aviação tradicional.
Nos seus esforços para acelerar o progresso em direção a um sistema de aviação sustentável, a NASA não está apenas a trabalhar para projetar as aeronaves ultra eficientes do futuro, mas também para promover o uso de combustíveis alternativos, nestas aeronaves.
A equipa do Everett Delivery Center da Boeing trabalhou numa aeronave ecoDemonstrator, uma estrutura de jato de passageiros de fuselagem larga 777-200ER convertida num banco de testes voador.

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Foi o segundo ano consecutivo que a Boeing e a NASA trabalharam juntas neste tipo de teste.
Da última vez, a aeronave ecoDemonstrator foi movida por um motor LEAP-1B de baixa emissão, que entrou em serviço pela primeira vez, em 2017.
Os testes no Boeing ecoDemonstrator deste ano envolveram uma aeronave com motores Rolls-Royce Trent 800 que estão em serviço desde 1996.
O SAF é frequentemente misturado com combustível de aviação tradicional, mas os parceiros do Boeing ecoDemonstrator estão a trabalhar para gerar os dados necessários, para permitir o uso generalizado de SAF 100%, e avaliar o impacto nas emissões de partículas.
Richard Moore, cientista atmosférico da Langley Research Center da NASA, na Virgínia, disse:
“Testar todas essas várias tecnologias de motores ajuda a aumentar a nossa compreensão sobre como o SAF pode ter impactos positivos na qualidade do ar quando os motores estão em marcha lenta nos aeroportos e no potencial de aquecimento climático dos rastros na atmosfera”.
O conjunto abrangente de instrumentos do laboratório analisou não apenas as emissões gasosas, mas também partículas – fuligem e outros aerossóis – usando uma sonda personalizada projetada para interagir com o defletor traseiro da aeronave.
Moore acrescentou:
“Isso é importante porque estamos a começar a perceber que mesmo pequenas concentrações de enxofre ou compostos químicos aromáticos no combustível podem causar impacto nas emissões. Foi emocionante aprofundar esta pesquisa. Estudar como a combinação dos motores avançados de aeronaves e combustíveis de aviação sustentáveis reduzem as emissões de partículas, que alteram o clima, ajudará a NASA e a indústria a trabalhar, para atingir a meta global de emissões líquidas de carbono zero até 2050.”
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