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EcoCombustíveis: opção complementar à eletrificação para descarbonizar os transportes

 

A União Europeia está a rever a sua legislação sobre clima, energia e transportes, com o objetivo de reduzir as emissões líquidas de gases com efeito de estufa em pelo menos 55% até 2030 e tornar a Europa o primeiro continente neutro do mundo em 2050. No setor dos transportes, Bruxelas pretende acelerar a implementação de uma infraestrutura de carregamento ou reabastecimento de veículos com combustíveis alternativos e estabelecer normas de CO2 mais rigorosas para automóveis e transportes.

 

Atualmente, não existe uma tecnologia que, por si só, seja capaz de enfrentar o desafio de descarbonizar todo o setor de mobilidade, portanto, a melhor solução, na opinião de especialistas, é combinar diferentes soluções de baixo carbono.

 

 

 

Embora a eletrificação seja postulada, a priori, como a solução mais ecológica e económica para reduzir as emissões dos transportes, a verdade é que um estudo da consultora “Gear Up” mostra que, em igualdade de circunstâncias, a utilização de combustíveis líquidos de baixo carbono (ecocombustíveis) em veículos com motor de combustão interna têm redução de Gases de Efeito Estufa (GEE) comparável à eletricidade em veículos elétricos a bateria, além de um preço competitivo no mercado para aqueles consumidores que buscam opções de mobilidade de baixo carbono.

 

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