www.expresso.pt
Matérias primas num futuro mais verde, aposta no biometano para a transição energética
Artigo de opinião de Ana Calhôa, da ABA, debate a nova energia de Portugal
A procura e utilização de matérias primas num futuro mais verde, é um dos temas falados por Ana Calhôa no artigo de opinião ao EXPRESSO.
A Secretária-Geral da Associação de Bioenergia Avançada, menciona o Plano de Ação para o Biometano, um documento inicial e essencial para os avanços tecnológicos. Depois, avança o discurso para a necessidade de um mix energético que permita a produção “verde” sem (grandes) limitações.
Não retirando a importância da cadeia de valor, nomeadamente no que concerne uma política que visa não apenas a economia. Circularidade de materiais, justiça económica e inclusiva e, claro, a segurança de abastecimento, são preocupações maiores.
“A transição energética deve ser justa e inclusiva, contemplando também a diversificação das matérias-primas para evitar limitações futuras, num prazo fora daquele definido pelo documento.”
Matérias primas num futuro mais verde, no plano do biometano
Ana Calhôa apresenta bastante certeza que este Plano de Ação pode abrir portas a outros já existentes e a criar. Desta forma, aproveitam-se vários setores nacionais que promovem o crescimento económico.
Simultaneamente, considera que os prazos apresentados no documento, podem ser ultrapassados. Nomeadamente para a produção e diversificação das matérias primas não ser posta em causa. Nem tão pouco se devem descartar as preocupações dos produtores de bioenergia.
O objetivo é também haver uma boa comunicação e sinergia com o Governo, que melhor regule as linhas de ação propostas pelos atores chave no campo energético.
LEIA O ARTIGO ORIGINAL AQUI