apetro.pt

Life Superbiodiesel, o super projeto de biocombustível a partir de gorduras animais.

Investimento conjunto entre a CEPSA e o Instituto Tecnológico de Produtos Infantis e Lazer (AIJU), o Life Superdiesel, é um super projeto de biocombustível a partir de gorduras animais e glicerol.

Reconhecido pela Comissão Europeia com o selo de “Key Innovator” este projeto é de facto inovador. Tendo por um dos seus objetivos principais a criação de biocombustível a partir de gorduras animais, consegue cumprir por inteiro os standards de qualidade requeridos.

Mas estas condições, estabelecidas pela Diretiva Europeia de Energia Renovável, implicam que este biocombustível deva ser obtido a partir de resíduos de outras indústrias.

Dentro destas regras, o Life Superbiodiesel não compete com o mercado alimentar, nem requer qualquer atividade agrícola intensiva e prejudicial aos ecossistemas. É assim ideal para a função a que se propõe.

Material de laboratório contendo óleos, em alusão ao Life Superbiodiesel, super projeto de biocombustível a partir de gorduras animais

Life Superbiodiesel, biocombustíveis a partir de gorduras animais e impacte ambiental

Com um processo tecnológico avançado, sustentável e ecológico, o Life Superbiodiesel irá gerar biocombustível de alto valor a partir da mistura de gordura animal com glicerol, e de acordo com as premissas de uma circularidade económica.

Assim, uma das suas vantagens corresponde à utilização de gorduras não refinadas, evitando etapas de pré-tratamento e uma clara redução na produção de resíduos.

Ao mesmo tempo, permite minimizar o consumo de água associado ao sistema de geração enzimática, até menos 96%, aumentando o rendimento do biocombustível em condições severas. Já em termos de pegada ambiental associada à produção, prevê-se uma redução até 35%.

Além disto, este super projeto de biocombustível de nível avançado, possibilita também reduzir as emissões de dióxido de carbono até 90% face as fontes de energia fóssil.

Produtos associados a biocombustíveis a partir de gorduras animais

Com este projeto, a CEPSA espera agora produzir cerca de 5 toneladas por ano do biocombustível, por via de dois tipos de resultado. Um primeiro biodiesel contendo glicerol como subproduto, e um segundo biodiesel avançado também com glicerol, mas apresentando uma redução de subprodutos indesejados.

Nas palavras de Carlos Prieto, Responsável de Excelência Operacional do Centro de Investigação da CEPSA: “Iremos integrar resíduos de gorduras animais de uso não alimentar nos processos e produtos, num esquema de bioeconomia circular”.

Leia a notícia  AQUI .

Saiba mais sobre o projeto em LIFE SUPERBIODIESEL.