www.noticiasdeaveiro.pt

 

Construção de central promove hidrogénio fabricado em Águeda

Com um apoio de 5 milhões de euros através do PRR, foi aberto um concurso público internacional, para hidrogénio fabricado em Águeda.

A realizar-se, o hidrogénio fabricado em Águeda tem já destino. O objetivo será a injeção de gás na rede interna da Revigrés, empresa de produção cerâmica.

No concurso apresentado em setembro pela empresa Referência Fluorescente Lda., pretendia-se encontrar interessados para a construção de uma central de H2.

Localizada em Barrô, Águeda, a instalação deverá ser concretizada num prazo de 4 meses, contando com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor de 5 milhões de euros.

No contrato também consta que a empresa vencedora, deveria ser capaz de assegurar toda a operação, incluindo a gestão da produção e distribuição do hidrogénio.

O ‘hidrogénio verde’ será armazenado em reservatórios sob pressão, antes de ocorrer a injeção na rede interna de gás natural pertencente ao complexo fabril da Revigrés.” (Referência Fluorescente Lda.)

Hidrogénio fabricado em Águeda poderá ser real, caso empresas ganhem o concurso proposto por empresa regional

Hidrogénio fabricado em Águeda, em continuidade com os valores ambientais da região

Já em 2023 a Revigrés inaugurou uma central fotovoltaica, que garante um suporte de 20% para o seu consumo de energia.

Este projeto teve o apoio do PRR e dos Fundos NextGenerationEU, no âmbito do programa das agendas Illiance e Ecocerâmica. Em simultâneo, a empresa prevê a criação de novos produtos mais sustentáveis, de valor acrescentado, e energeticamente mais eficientes. No total esperam-se investir cerca de 15 milhões de euros.

 

LEIA A NOTÍCIA AQUI