Com um apoio de 5 milhões de euros através do PRR, foi aberto um concurso público internacional, para hidrogénio fabricado em Águeda.
A realizar-se, o hidrogénio fabricado em Águeda tem já destino. O objetivo será a injeção de gás na rede interna da Revigrés, empresa de produção cerâmica.
No concurso apresentado em setembro pela empresa Referência Fluorescente Lda., pretendia-se encontrar interessados para a construção de uma central de H2.
Localizada em Barrô, Águeda, a instalação deverá ser concretizada num prazo de 4 meses, contando com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor de 5 milhões de euros.
No contrato também consta que a empresa vencedora, deveria ser capaz de assegurar toda a operação, incluindo a gestão da produção e distribuição do hidrogénio.
“O ‘hidrogénio verde’ será armazenado em reservatórios sob pressão, antes de ocorrer a injeção na rede interna de gás natural pertencente ao complexo fabril da Revigrés.” (Referência Fluorescente Lda.)
Hidrogénio fabricado em Águeda, em continuidade com os valores ambientais da região
Já em 2023 a Revigrés inaugurou uma central fotovoltaica, que garante um suporte de 20% para o seu consumo de energia.
Este projeto teve o apoio do PRR e dos Fundos NextGenerationEU, no âmbito do programa das agendas Illiance e Ecocerâmica. Em simultâneo, a empresa prevê a criação de novos produtos mais sustentáveis, de valor acrescentado, e energeticamente mais eficientes. No total esperam-se investir cerca de 15 milhões de euros.
LEIA A NOTÍCIA AQUI