www.linkedin.com

 

GSLines apresenta novo Funchalense

 

Após passagem por estaleiro o Funchalense, navio da frota do Grupo Sousa, apresenta-se mais sustentável.

GSLines apresenta novo Funchalense. O navio Funchalense 5 sofreu intervenção, tornando-se mais eficiente e mais sustentável. Esta versão “melhorada” irá contribuir para a descarbonização do setor marítimo.

Operando regularmente entre a Região Autónoma da Madeira e o Continente, a nova versão do navio foi intervencionada nos estaleiros navais da West-Sea, num total de 2.3 milhões de euros em investimento. Essencialmente o Grupo Sousa Lines (GSLines) procura desde há muito, garantir um maior cuidado com o ambiente. Além de alterações ao Lobo Marinho, que faz as ligações com a ilha do Porto Santo, esta nova otimização permite continuar a reduzir emissões.

Aliás, como explica o grupo em comunicado: “Com esta intervenção prevê-se em 2026, em comparação com 2022, uma redução de 40% nas emissões de CO2.”

GSLines apresenta novo Funchalense 5. O navio está agora equipado por forma a reduzir as suas emissões de operação.

GSLines apresenta novo Funchalense 5 com apoio do PRR.

Além deste navio, espera-se que em 2026 hajam evoluções nos porta-contentores. Fernandina S, Raquel S e Rebecca S, também estão em linha de intervenção. Com valor de 14 milhões de euros, a descarbonização da frota do maior armador português, enquadra-se nos ODS da Agenda 2030.

Presentemente, o Funchalense 5 poderá reduzir até 40% as suas emissões de CO2, 19% das emissões de NOx, 35% das emissões de SOx e 33% de emissões, por comparação com os dados de 2022.

Com apoio da União Europeia – NextGenerationEU, através do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da Comissão Europeia, na dimensão Transição Climática do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), inserindo-se na medida TC-C10-i07 – Navegação Ecológica, programa nacional de apoio à Marinha Mercante, que tem como objetivo acelerar a transição energética do transporte marítimo de mercadorias e de passageiros.

LEIA A NOTÍCIA AQUI

⛽️ Fica a par de todas as notícias da indústria

Nunca lhe enviaremos spam ou partilharemos o seu endereço de email.
Saiba mais na nossa política de privacidade.