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Grupo Costa e Proman, assinam memorando que impulsiona metanol como combustível em cruzeiros

A assinatura do memorando entre o Grupo Costa, principal operador de cruzeiros da Europa, e o Grupo Proman, principal produtor de metanol, permite acelerar a descarbonização da frota existente.

Com este novo entendimento está criado o cenário em que o grupo impulsiona metanol como combustível em cruzeiros, alargando-se ao setor marítimo.

Acelerando a transição energética, este fornecimento de metanol sustentável poderá ser o início de uma nova forma de adaptar os navios a novas fontes de combustível. Ao mesmo tempo, verifica-se a possibilidade de reconversão de antigas infraestruturas, adaptadas a uma nova realidade.  

Como resultado, o fornecimento de metanol como combustível marinho, irá também contribuir para a redução de emissões de gases com efeitos de estufa (GEE) ligados ao transporte. Uma vez que as fontes de metanol podem ser baseadas em gás natural, baixo carbono ou renováveis, podem também ser misturadas independentemente das vias de produção. Com isto, navios movidos a metanol, têm comprovado a redução e eliminação das principais emissões de GEE. Tal facto implica uma melhoria imediata na qualidade do ar nos principais portos e rotas marítimas.

Segundo o comunicado de imprensa, “o metanol está a converter-se como um dos principais combustíveis alternativos para alcançar os objetivos de redução de gases com efeito de estufa, devido às suas propriedades de fácil utilização, tornando-se atrativo tanto para novas construções como para a renovação de navios existentes”.

Imagem de navio cruzeiro recreativo do Grupo Costa - o grupo assinou um memorando com a Proman que impulsiona o metanol como combustível para o setor

Grupo Costa impulsiona metanol como combustível e é pioneiro pela sustentabilidade

O grupo italiano Costa, que faz parte da Carnival Corporation, conta com duas marcas de cruzeiros, Costa Cruises e AIDA Cruises, em plena operação.

Compreendendo a pegada ambiental atualmente referente ao setor do transporte marítimo, foi uma das primeiras empresas em introduzir a propulsão por gás natural liquefeito (GNL) para a redução de emissões.

Segundo Christoph Schladoer, vice-presidente de descarbonização do Grupo Costa: “(…) Ao permitir que os navios de cruzeiro utilizem metanol como combustível de propulsão, a Costa prossegue a sua ambição de dar o próximo grande passo em direção à neutralidade de GEE nas operações da nossa frota até 2050”.

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