www.pt.euronews.com

Grécia e Itália apostam no biometano, expandido a rede e aproveitando as infraestruturas existentes

Grécia e Itália apostam no biometano numa parceria entre as empresas DEPA e Italgas. O investimento, num total de 900 milhões de euros, irá focar na expansão da rede de gás na Grécia.

O financiamento, proveniente da União Europeia, permitirá um crescimento e desenvolvimento nas infraestruturas associadas ao transporte deste combustível. Um importante passo em avanço direto para transição energética. A colaboração entre os dois países, garante a maior produção de biometano, gás que já substitui grandemente o gás natural de origem fóssil na rede italiana da Italgas. A empresa criada pelas duas maiores companhias dos países, ENAON, é a gestora do valor em causa.

Nas palavras de Theodoros Skylakakis, ministro da Energia e do Ambiente da Grécia: “usando a infraestrutura no futuro, juntamente com a energia elétrica, teremos um sistema energético muito mais eficiente. E é muito importante para nós sermos parceiros com empresas italianas.

Já Paolo Gallo, CEO da Italgas, acrescenta: “Para ser competitivo com outros mercados, precisamos de ser inovadores. Se não somos inovadores, mais cedo ou mais tarde perdemos o comboio.”

Imagem ilustrativa das bandeiras dos países Itália e Grécia. A Itália e Grécia apostam no biometano, aumentando a capacidade e distribuição da rede de gás.

Grécia e Itália apostam no biometano, com forte apoio da União Europeia

Aumentar a produção de biometano na Grécia é também objetivo da parceria. Dentro de um projeto europeu que espera atingir os 35 mil milhões de metros cúbicos por ano, com prazo para 2030, é uma alternativa energética essencial.

Para o Diretor Executivo da Italgas, o trabalho desenvolvido permite partilha de inovação e tecnologia. Conhecimento e experiência são igualmente fatores essenciais para este avanço verde.

LEIA A NOTÍCIA ORIGINAL AQUI