Razão Automóvel

“Gasolina Sintética a menos de 1 euro por litro ? Já testámos o “combustível do futuro” 

 

Os combustíveis sintéticos podem ser a «tábua de salvação» do motor de combustão. Conduzi um Porsche Cayman GT4 RS abastecido com este «combustível do futuro».

A eletrificação não é o futuro, é o presente — ninguém tem dúvidas quanto a isto. Mas será que o motor de combustão tem mesmo de ser uma tecnologia do passado? Há marcas que acreditam que os automóveis com motor de combustão podem coexistir com os 100% elétricos. A Porsche é uma delas.

Apesar da aposta na mobilidade elétrica — em 2030 a Porsche quer que 80% das suas vendas sejam de veículos elétricos —, a construtora alemã também está atenta a outras tecnologias, nomeadamente aos combustíveis sintéticos ou e-fuels.

 

 

“Apenas com a eletrificação, não podemos seguir em frente depressa o suficiente”, defende Michael Steiner, diretor de pesquisa e desenvolvimento na Porsche, referindo-se às metas de emissões de CO2.

Uma crença que levou a Porsche, recentemente, a investir 70 milhões de euros adicionais num projeto de produção deste combustível «não fóssil» — todos os detalhes neste artigo.

Um investimento pensado para o futuro, mas que a Porsche fez questão de mostrar durante a apresentação do Porsche 718 Cayman GT4 RS — curiosamente, a última geração deste modelo com motor de combustão. (…)

Guilherme Costa

 

Para continuar a ler o artigo original AQUI