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Floene distribui hidrogénio e biometano

Planos para o futuro. Floene distribui hidrogénio e biometano, se houver resposta industrial de produção.

A Floene distribui hidrogénio e biometano, caso haja resposta industrial. Esta foi a informação que Miguel Faria, administrador da energética, transmitiu, após revelar que os pedidos para injeção de renováveis tinham ultrapassado as 200 solicitações.

Para tal, serão necessárias 50 fábricas de biometano, funcionando em paralelo com aterros municipais e resíduos agrícolas. Tal como estabelecido no Plano de Ação para o Biometano, com o qual a empresa se diz alinhada.

Em resposta a essa necessidade, afirma também o gestor, que várias empresas nas regiões industriais do litoral têm a capacidade para a produção exigida.

Floene comercializa hidrogénio e biometano em Portugal, caso haja resposta de produção

Floene distribui hidrogénio e biometano para a descarbonização de vários setores

Querendo ser pioneira na produção de energia sustentável, a Floene já tinha preparado um estudo do potencial de biometano. No mesmo, explica-se, que é possível aumentar 178% da produção, entre 2025 e 2030. Para 2050, produzido a partir de biomassa, captura de CO2, estrumes, lixo de aterro, ETAR (lamas) e outros subprodutos, o valor aumenta mais. De 2.5TWh pode-se atingir os 14TWh.

Contudo, Portugal encontra-se bastante longe dos valores de outros países europeus. “Quando olhamos para o resto da Europa, vemos que está na hora de agir. Basta ver o exemplo de França, onde a cada semana são ligadas à rede nacional de gás duas a três centrais de biometano” explica Gabriel Sousa, CEO da Floene.

Ainda assim, acrescenta, nem tudo é negativo. Ao sermos os últimos, além de usarmos as melhores práticas agora aplicadas, não corremos riscos de errar. O importante é estarmos a descarbonizar a indústria.

Por outro lado, a Floene não está apenas dedicada ao biometano. Atualmente o hidrogénio verde e gases sintéticos também estão a ser estudados em projetos-piloto. O objetivo é a produção de combustíveis que possam dar resposta aos setores da aviação e transporte marítimo. Sempre apostando maioritariamente em empresas e especialistas nacionais.

 

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